Pode jogar? Cria do Cruzeiro entra no radar de Jardim após lesão de Matheus Henrique

Pode jogar? Cria do Cruzeiro entra no radar de Jardim após lesão de Matheus Henrique

3 minutos 08/10/2025

Já aclamado por Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, Japa não conseguiu espaço com o técnico Leonardo Jardim, apesar de ser frequentemente relacionado desde que se recuperou de lesão no tendão da coxa esquerda. A ausência do volante Matheus Henrique pode abrir espaço para o cria da Toca da Raposa, citado pelo comandante português na última coletiva.

Japa ganhou menção de Jardim

Matheus Henrique fraturou duas costelas do lado esquerdo do tórax e, por isso, perderá parte importante da sequência da temporada. Ele não vinha atuando como titular absoluto, mas havia ganhado espaço importante nas últimas semanas. Sem o camisa 8, o treinador cruzeirense terá de cogitar outras opções. Após o empate por 1 a 1 com o Sport, domingo (5/10), pela 27ª rodada da Série A, Jardim mencionou Japa.

“Todos os jogadores podem ser utilizados, o Japa também. É um jovem que temos um carinho especial. Culpa minha que não tem tido mais tempo de jogo”

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

Outros volantes também brigam por oportunidades no meio-campo. Os principais nomes são Murilo Rhikman, cria da Toca da Raposa, Ryan Guilherme, contratado na última janela de transferências, e Walace, experiente atleta que não se firmou em Belo Horizonte.

A torcida do Cruzeiro também testemunhou aparições de Matheus Henrique na ponta esquerda, lugar ocupado por Wanderson. Podem exercer tal função os atacantes Luis Sinisterra (a ser reavaliado), Keny Arroyo, Bolasie, Marquinhos e Gabi.

Japa não atua oficialmente desde 2014

Desde o fim da temporada anterior, Japa lida com algumas questões físicas. O que também explica a ausência dos gramados. O volante atuou pela última vez em uma partida oficial em 4 de dezembro de 2024, na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Quando Jardim assumiu a liderança do Cruzeiro, o atleta já estava entregue ao departamento médico. Em junho, Japa se recuperou. Jogou por cerca de 12 minutos na vitória por 1 a 0 sobre o Banfield, da Argentina, em amistoso pela Vitória Cup. Mas só. Na época, o treinador depositou confiança no meia e salientou que se trata de uma preparação a longo prazo.

“Ao longo desses meses, ele vai tentar crescer na equipe. Nosso objetivo é que no futuro ele seja melhor do que é no presente. Não é fácil ele competir com aqueles que estão trabalhando há seis meses. Ele terá dificuldade, mas com certeza, em pequenas oportunidades, mostrará o seu valor, nós acreditamos nele. A grande temporada dele pode ser não neste ano, mas no próximo ano”, pontuou Jardim.

Japa no Cruzeiro

Japa integra a equipe profissional do Cruzeiro desde 2023 e tem contrato até o fim de 2027. O volante de 21 anos soma 22 jogos com a camisa estrelada.

Desde 13 de julho, quando integrou a lista de relacionados de Leonardo Jardim pela primeira vez, Japa é frequentemente convocado: esteve no banco em 15 de 19 jogos possíveis. No entanto, ainda não ganhou minutagem.

Cruzeiro no Brasileiro

Em terceiro lugar, com 52 pontos, o Cruzeiro perdeu fôlego na briga pelo título da Série A – não vence há três rodadas. Segundo cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de o Cruzeiro levantar a taça do Brasileiro é de apenas 7,4%.

A Raposa volta a campo na próxima quarta-feira (15/10), quando enfrenta o Atlético na Arena MRV, em Belo Horizonte, às 21h30, pela 28ª rodada do Brasileiro.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...