Por que Ruan, reforço do Atlético, não pode jogar a Copa do Brasil?

Por que Ruan, reforço do Atlético, não pode jogar a Copa do Brasil?

3 minutos 25/08/2025

De meados de 2024 até julho deste ano, Ruan esteve emprestado pelo Sassuolo ao São Paulo. O defensor fez, ao todo, 23 jogos com a camisa tricolor.

Dois desses compromissos foram pela terceira fase da Copa do Brasil, na qual o São Paulo eliminou o Náutico. O zagueiro foi titular no confronto de ida e entrou nos acréscimos do segundo tempo no jogo de volta.

O que diz o regulamento da Copa do Brasil?

Até a edição de 2024, o atleta que tivesse defendido um clube na Copa do Brasil não poderia atuar por outro na mesma edição do torneio mata-mata. Para 2025, de toda forma, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) flexibilizou o regulamento.

Agora, um jogador pode defender dois clubes em uma mesma edição da Copa do Brasil desde que tenha atuado pelo primeiro somente até o início da terceira fase. Como Ruan Tressoldi jogou pelo São Paulo já na terceira etapa da competição, não poderá aproveitar da nova brecha do Capítulo 3 do documento, que diz respeito à “condição de jogo dos atletas”.

O Artigo 7º do Regulamento Específico da Copa do Brasil

  • Art. 7º – Um atleta poderá ser inscrito por outro Clube da COPA DO BRASIL, após o início da competição, se tiver atuado pelo Clube de origem antes do início da 3ª Fase da competição.
  • § 1º – Entende-se por atuar o ato do atleta entrar em campo para a disputa da partida, desde o início ou no decorrer da mesma.
  • § 2º – O atleta que tenha atuado por um Clube na COPA DO BRASIL somente poderá atuar por mais um Clube na COPA DO BRASIL.
  • § 3º – Uma vez iniciada a COPA DO BRASIL, cada Clube poderá inscrever até 3 (três) atletas que tenham anteriormente atuado por outros Clubes antes do início da 3ª fase da Competição.

E o Brasileiro e a Sul-Americana?

O regulamento da Série A do Campeonato Brasileiro especifica que um atleta pode defender outro clube na mesma edição da competição caso tenha atuado em no máximo seis jogos pelo time de origem. Como fez cinco partidas do Brasileirão neste ano pelo São Paulo, Ruan está apto a defender o Atlético na principal competição nacional.

Ruan também jogou pelo Tricolor Paulista em cinco dos seis compromissos da fase de grupos da Copa Libertadores, mas não tem restrições para defender o Galo na Copa Sul-Americana. Sendo assim, o zagueiro poderá atuar pelo clube mineiro contra o Bolívar-BOL nas quartas de final. O prazo para inscrição na próxima fase do torneio vai até as 18h de 12 de setembro.

Quando deve ser a estreia de Ruan pelo Atlético?

Ruan deve ter a situação regularizada pelo Atlético no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nas próximas horas. O zagueiro se recupera de artroscopia no joelho direito e ainda não se sabe quando terá condições de jogo. A última partida do defensor foi em 20 de maio, contra o Náutico na Copa do Brasil.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...