Presidente de federação admite erro: ‘O tal do Mirassol surpreendeu’

Presidente de federação admite erro: ‘O tal do Mirassol surpreendeu’

3 minutos 30/10/2025

O presidente da Federação Pernambuancana de Futebol, Evandro Carvalho, afirmou que cometeu o “maior engano da vida” relacionado ao futebol na avaliação sobre o Mirassol.

A polêmica ocorreu em dezembro de 2024, após o acesso do clube do interior de São Paulo à elite do Campeonato Brasileiro (vice-campeão da Série B, com 67 pontos). Na ocasião, o cartola questionou a capacidade do time em cumprir um bom papel na competição.

“Veja aí, o Mirassol, Série A… Não tenho nada contra o Mirassol, conheço a cidade, mas o que é que danado o Mirassol vai fazer em Série A de Campeonato Brasileiro? Quem é que vai investir? Quem é que vai assistir Mirassol jogando Série A? Mirassol não é clube de Série A”, disse Evandro, em participação no podcast De Primeira, do jornalista Beto Lago.

Quase um ano depois, o Mirassol ocupa a quarta posição do Brasileirão, com 55 pontos, enquanto o Sport, representante de Pernambuco na Série A, está virtualmente rebaixado à B, na última colocação, com 17 pontos.

Em entrevista ao programa Escrete Clube, da Rádio Jornal, Evandro reconheceu o equívoco em sua análise. Todavia, ele argumentou que ninguém imaginaria que a luta do Mirassol seria por uma vaga na Copa Libertadores de 2026.

“O Mirassol, eu quero mandar aqui meu abraço ao presidente, já disse antes e vou repetir agora: foi o maior engano da minha vida em avaliação de desempenho de futebol. E eu me considero um bom avaliador”, iniciou.

“Eu tive uma avaliação que no final correspondeu ao que o Santa Cruz era, correspondeu ao que o Sport, mas o tal do Mirassol surpreendeu a tudo e a todos”.

Evandro Carvalho

“Nenhum, nenhum especialista do mundo poderia prever, vendo o plantel e vendo a natureza do clube, a sua existência, a sua representatividade no contexto nacional, poderia supor nenhum cenário que ele estivesse ou não estivesse. Então, méritos para o Mirassol”, concluiu o mandatário da Federação Pernambucana.

Campanha do Mirassol

Em 30 rodadas no Brasileirão, o Mirassol tem 15 vitórias, 10 empates e apenas cinco derrotas (nenhuma como mandante). O time marcou 52 gols e sofreu 31. O técnico Rafael Guanaes, de 44 anos, trabalhou como auxiliar no Cruzeiro em 2022.

Curiosamente, o artilheiro do Mirassol na Série A é o lateral-esquerdo Reinaldo, de 36 anos. O ex-jogador de São Paulo e Grêmio soma 11 gols em 29 partidas.

Outro destaque é Negueba, que atua pelo clube desde 2022, ainda nos tempos de Série C. O atacante de 25 anos fez gols nos últimos três confrontos: vitórias sobre Fluminense (2 a 1), Internacional (3 a 1) e Sport (2 a 1).

Os goleiros Walter (ex-Corinthians) e Alex Muralha (ex-Flamengo), o lateral-direito Daniel Borges (ex-América), o meia Gabriel (ex-Flamengo e Bahia) e o volante Neto Moura (ex-América e Cruzeiro) também integram o elenco do Leão.

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Mirassol tem 1,4% de chance de ser campeão brasileiro em 2025 e 98,6% de se classificar à Copa Libertadores de 2026.

Cidade de 63 mil habitantes

O Mirassol Futebol Clube é sediado em Mirassol, cidade de 63 mil habitantes no interior de São Paulo. A população caberia com folga dentro do Maracanã (78 mil) e não preencheria todos os lugares do Morumbi (66 mil) e da Arena Castelão (64 mil).

A equipe disputa as partidas no Estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, que comporta 15 mil espectadores. Segundo o site Ranking CBF, a média de público do Mirassol na Série A 2025 é de 5.860 pagantes.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...