Início » Quem são os destaques do sub-17 do Atlético, finalista do Brasileiro?
Os olhares dos torcedores do Atlético mais atentos às categorias de base estão voltados ao time sub-17 do clube mineiro, finalista do Campeonato Brasileiro da categoria. Com diversas promessas de bom nível técnico, a equipe tem impressionado pela performance coletiva e despertado expectativas internamente. Mas quem são os destaques do grupo comandado pelo técnico Henrique Teixeira? O No Ataque responde a seguir.
Henrique Teixeira está no Atlético desde o início de 2023 e, a princípio, passou pelo sub-15 do clube antes de assumir o sub-17. A promoção interna foi alcançada no começo de 2024 em virtude do bom trabalho à frente do time infanto-juvenil do Galo.
Para responder ao questionamento, o No Ataque consultou o jornalista e analista de desempenho Victor Barboza. O profissional tem acompanhado de perto o trabalho do sub-17 e elegeu seis atletas com maiores condições de chegar ao profissional do Atlético.
Figura constante em convocações para as Seleções Brasileiras de base, Kauã Pascini desponta como uma das maiores promessas do time juvenil do Atlético. Em 2025, o lateral-esquerdo de 17 anos chegou a ser acionado em diversas partidas da equipe sub-20 e já soma quatro gols e duas assistências na somatória de 38 jogos.
“Joga em uma posição carente no país. Tem um bom controle de bola, boa visão de jogo e executa bons passes e cruzamentos. Muito potencial para ser um lateral ou ala de elite do futebol brasileiro”, analisou Victor Barboza.
Outra figura frequente em convocações para Seleções Brasileiras de base, Índio é figura crucial no meio-campo do time de Henrique Teixeira. No início desta temporada, chegou a atuar pelo profissional do Atlético em três jogos do Campeonato Mineiro.
Ele é outro atleta a constantemente ser acionado pelo sub-20 alvinegro. Até então, Índio somou cinco gols em 34 partidas disputadas em 2025 – tendo marcado nas quartas de final do Brasileiro Sub-17, contra o Flamengo, e também na semifinal, contra o Athletico-PR.
“Consegue impactar nos dois campos. Sabe jogar sem a bola, é associativo e pisa na área com qualidade”, avaliou Barboza ao No Ataque.
Outro dos grandes talentos do sub-17 do Atlético, Mosquito tem estilo de jogo incisivo pela beirada do ataque alvinegro. Por determinado tempo da temporada, chegou a desbancar Gabriel Veneno, tido como principal nome da base do Galo, no time comandado por Henrique Teixeira.
Mosquito soma cinco gols em 26 partidas em 2025. O primeiro nome do jovem faz homenagem ao atacante Wallyson, ídolo do ABC que teve passagem pelo Cruzeiro em Minas Gerais.
“Desequilibrante pela beirada. Bom drible, mano a mano, mudança de direção, muito associativo e criativo. Coloco em terceiro (no potencial para alcançar o profissional) por conta da concorrência no Galo e no país. O Brasil tem revelado bons jogadores de ponta”, disse Victor Barboza sobre o atleta.
Peça-chave do sub-17 do Atlético, Riquelme marcou gols nos últimos cinco jogos que participou pela categoria. Foi ele, inclusive, o autor do tento decisivo para a classificação à final do Brasileirão, diante do Athletico-PR.
“Atacante incisivo. Tem velocidade, força e consegue impactar tanto por dentro quanto por fora. Tem drible, toma boas decisões no último terço e convicção para finalizar”, analisou Barboza.
Gutte vive o melhor ano pelas categorias de base do Atlético e também tem sido decisivo para o grupo de Henrique Teixeira. Já são nove gols em 17 jogos na temporada para o garoto que se credenciou como engrenagem fundamental no meio-campo alvinegro.
“Interior pifador, com boa visão de jogo e ótimos passes na profundidade. Consegue ditar ritmo, acelerando jogadas de forma objetiva ou pisando na bola. Bom controle e drible curto”, avaliou Victor Barboza ao NA.
Especialista em bolas na rede, Cauã Soares desenvolve as características típicas de um bom centroavante. Principal artilheiro do sub-17 do Galo em 2025, o atacante soma 16 gols em 35 jogos na temporada, tendo atuado também com o sub-20.
“Atacante de imposição e faro de gol. Bom cabeceador, se desmarca bem e consegue apoiar fora da área. Excelente cobrador de pênaltis”, disse Barboza sobre o jogador.
Em contato com o No Ataque, Luiz Carlos de Azevedo, gerente-geral das categorias de base do Atlético, não escondeu a empolgação com a geração sub-17 do clube mineiro. Apesar disso, preferiu não apontar destaques de maneira individual.
“Todos os 11 titulares são extremamente talentosos. As individualidades estão potencializando o coletivo. É um grupo muito unido, muito maduro. Pontuar um ou dois destaques eu estaria sendo injusto”, afirmou.
Há ainda outros nomes do juvenil do Galo que despertam expectativas internamente. São os casos do goleiro Kaio, do lateral-direito Samuel Rodrigues, do zagueiro Xavier e do volante Luiz Peu.
Capitão da equipe, o zagueiro Vitão já vive outra realidade em relação aos demais. Integrado definitivamente aos treinos do time profissional do Atlético, sob o comando do técnico Jorge Sampaoli, o defensor é quem está mais próximo de se transformar em realidade no grupo principal do clube.
Na atual temporada, o sub-17 do Atlético ocupa a liderança do octogonal final do Campeonato Mineiro, com quatro vitórias em quatro jogos, e está classificado à final do Campeonato Brasileiro, na qual medirá forças com o Grêmio.
O primeiro confronto da decisão ocorrerá na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, a partir das 20h desta segunda-feira (13/10), enquanto o segundo será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 11h do sábado (18/10).
Robert, meia emprestado pelo Atlético, em ação pelo Atlético-GO contra o Goiás, na Série B (foto: Bruno Corsino/Atlético-GO) Meia-atacante emprestado pelo Atlético ao Atlético Goianiense, Robert ...
Sampaoli durante treino do Atlético na Cidade do Galo (foto: Pedro Souza/Atlético) O Atlético tem três pendurados para o jogo contra o Bolívar, nesta quarta-feira (24/9), às 19h, na Arena MRV, ...
Belo Horizonte, MG, 29 (AFI) – O Atlético-MG entrou com um questionamento formal na CBF sobre o cartão amarelo recebido por Hulk na partida diante do Mirassol, no último sábado, pela Série A do ...