Reconhecimento facial alavanca número de sócios de Flamengo, Palmeiras e São Paulo

Reconhecimento facial alavanca número de sócios de Flamengo, Palmeiras e São Paulo

4 minutos 18/09/2025

São Paulo, SP , 18 (AFI) – A implementação do reconhecimento facial obrigatório nos estádios do Brasil começa a mostrar impactos diretos no crescimento dos programas de sócio-torcedor dos clubes brasileiros.

Entre as equipes que seguem vivas na Libertadores de 2025 – Palmeiras, São Paulo e Flamengo – houve um salto expressivo no número de sócios adimplentes nos últimos meses, ultrapassando a marca de 25 mil novos associados somados.

LEI GERAL DO ESPORTE

Decretada no dia 14 de junho de 2023, a Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023) determinou a obrigatoriedade do sistema facial em estádios com capacidade superior a 20 mil lugares, os clubes tiveram um prazo de dois anos para realizarem as adaptações necessárias para receber a nova tecnologia.

Agora, desde junho de 2025, os torcedores precisam estar com o reconhecimento facial ativo para entrarem nos estádios e arenas.

IMPACTO NOS CLUBES

O impacto já pode ser visto nos clubes que ainda estão na disputa da Libertadores 2025. O Palmeiras lidera o ranking de adimplência. Em abril, o clube contava com aproximadamente 178,5 mil sócios ativos, já em agosto, esse número subiu para 184 mil, consolidando o Verdão como o clube com maior número de sócios adimplentes no país.

O crescimento reflete o engajamento da torcida e a efetividade do novo sistema no controle de acessos ao Allianz Parque. “A tecnologia de reconhecimento facial tem contribuído para a modernização dos times nacionais. Esse sistema inovador possibilita que os apoiadores consigam acessar as arquibancadas com mais agilidade e conforto. É possível utilizar a identificação facial, dispensando o transporte de dispositivos físicos ou cartões, e a verificação é concluída em menos de um segundo”, destaca Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply, empresa de controle de acessos que está presente com reconhecimento facial em diversos palcos do futebol brasileiro, como Arena MRV, Beira-Rio, Ilha do Retiro, Ligga Arena e São Januário.

NO FLAMENGO

No Flamengo, houve um crescimento ainda maior. O clube carioca saltou de 80 mil para 100 mil sócios em apenas quatro meses, representando um aumento de 25%. A adoção da biometria facial no Maracanã contribuiu diretamente para o avanço, coibindo o uso indevido de ingressos e estimulando torcedores a aderirem ou regularizarem sua condição de sócio-torcedor.

NO SÃO PAULO

No São Paulo, o impacto também foi positivo. O número de sócios adimplentes cresceu de 54 mil para 57 mil no mesmo período. Embora o avanço numérico seja menor, o clube registra melhora contínua, impulsionada pela tecnologia e pelo acesso facilitado ao Morumbi.

O sistema de reconhecimento facial proporciona mais agilidade e segurança na entrada dos estádios, liberando apenas torcedores com ingresso válido e biometria previamente cadastrada. A medida combate práticas como a revenda ilegal de ingressos e reduz drasticamente o uso de bilhetes falsificados. “A entrada ao estádio por meio das opções tecnológicas tem grandes benefícios para a segurança dos fãs do esporte. Os dados automáticos são parte importante do processo, já que trazem vantagens para os clubes e os administradores locais com a contribuição para o combate à violência, uma vez que os torcedores presentes nas partidas são identificados. Já a venda de bilhete físico contribui para o cambismo”, explica Renê Salviano, especialista em gestão esportiva e CEO da Heatmap.

ATENDIMENTO

Para Sara Carsalade, co-founder e responsável pela vertical de esportes da Somos Young, empresa que utiliza IA no atendimento a sócios-torcedores de clubes de futebol, “o reconhecimento facial é apenas um exemplo de como a tecnologia pode transformar a relação entre torcedores e clubes. Ela é uma ferramenta que ajuda a reduzir barreiras, simplificar processos, entender melhor o fã e criar experiências mais fluidas ao longo da temporada”.

Segundo Bruno Brum, CMO da End to End, agência responsável pelo programa de sócios torcedores de Palmeiras, Atlético-MG e Grêmio “A segurança e praticidade que o reconhecimento facial traz impacta diretamente na experiência do torcedor. Esse ambiente mais confiável e organizado cria um ciclo positivo, aumentando a satisfação do fã, reduzindo a inadimplência e fortalecendo os programas de sócio”.

CRESCIMENTO NOS PRÓXIMOS MESES

Com clubes disputando as fases finais da Libertadores, a expectativa é que a tendência de crescimento continue nos próximos meses, consolidando o reconhecimento facial como um dos principais catalisadores da nova era dos estádios brasileiros.

Fonte

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