Retorno aos campos, proposta e disputa por posição: Tainara detalha aceite ao Cruzeiro

Retorno aos campos, proposta e disputa por posição: Tainara detalha aceite ao Cruzeiro

3 minutos 04/02/2026

Tainara está de volta à ativa. Ainda jovem, mas experiente no futebol, a zagueira de 26 anos se retirou dos gramados por duas temporadas para “se cuidar” – não atua desde dezembro de 2023. Pronta para viver novas histórias, a defensora detalhou o aceite ao convite do Cruzeiro, clube com o qual assinou contrato até o fim de 2027.

O Bayern de Munique, último clube de Tainara, explicou, no início de 2024, que a atleta havia se afastado dos campos devido a “problemas de saúde” – a equipe alemã a considerava “fundamental da defesa” em função de “atuações sólidas”. À imprensa, a zagueira contou que precisou de um período para prestar atenção no corpo e na mente. Na rotina de treinamentos das Cabulosas desde a reapresentação, em 6 de janeiro, ela esbanjou satisfação pela nova etapa.

“Estou muito feliz de estar aqui, com o retorno. Realmente, tirei esse tempo para cuidar um pouco mais do meu corpo, do físico, da mente, me recuperar bem. E ter a oportunidade de retornar para uma grande equipe como o Cruzeiro é inenarrável. Estou feliz, sou feliz. O dia a dia com essa equipe, com esse pessoal me faz querer ainda mais estar aqui, querer ainda mais buscar coisas grandes com o Cruzeiro. Tenho certeza que isso vai acontecer”

Tainara, zagueira do Cruzeiro

Por que o Cruzeiro?

Tainara iniciou a carreira em 2016, no São Francisco-BA. Passou por Vitória, Santos e Palmeiras antes de viver a primeira experiência internacional, no Bordeaux, da França. Depois disso, para a temporada 2022/23, assinou com o Bayern de Munique.

Ao longo dos anos, a zagueira acumulou convocações para a Seleção Brasileira e conquistou a Copa América em 2022. No ano seguinte, foi para a Copa do Mundo na Austrália e na Nova Zelândia como suplente – à época, Pia Sundhage comandava a equipe nacional.

Prestigiada internacionalmente, Tainara optou pela Raposa. Alguns motivos regiram a decisão: “O Cruzeiro sempre foi uma equipe muito visada por mim. Pelas buscas que o clube tem, pelo projeto, pela estrutura oferecida para as atletas. É um trabalho impecável. Fico feliz pelos elogios, mas o que busco é estar bem para o Cruzeiro. O dia a dia vai trazer isso, com trabalho, com entrega. Não penso a longo prazo. Penso a curto prazo, estar bem fisicamente e mentalmente, performar. Tudo vai acontecer naturalmente”.

‘Briga’ por posição

Jonas Urias, técnica das Cabulosas, é adepto da linha de três na zaga. Portanto, caso Tainara tenha condições físicas, dividirá a função com Vitória Calhau e Paloma Maciel, titulares indiscutíveis. Em um cenário diferente, a reforço terá de disputar posição – de forma sadia. Para ela, não se trata de um problema, e sim oportunidade de aprendizado.

“Chego para agregar. Ter grandes companheiras como elas. As meninas fizeram grandes competições e estão fazendo bom trabalho. Tenho aprendido muito com elas no dia a dia. Não é só sobre bagagem. É sobre o que você escolhe aprender diariamente. É uma grande equipe, são grandes jogadoras, e o melhor que posso fazer é contribuir com elas para a gente conquistar grandes coisas”

Tainara, zagueira do Cruzeiro

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...