Rival do Atlético, Independiente del Valle está perto de título no Equador

Rival do Atlético, Independiente del Valle está perto de título no Equador

3 minutos 10/10/2025

As semifinais da Copa Sul-Americana se aproximam, e o Atlético passa a observar mais “de perto” a situação do Independiente del Valle – próximo rival alvinegro na competição continental. O clube vive grande temporada e está perto de um título de expressão no Equador.

Comandado pelo espanhol Javier Rabanal, o Independiente del Valle soma 26 vitórias, 13 empates e apenas seis derrotas em 2025. O aproveitamento na temporada é de 67,4%.

Na última quarta-feira (8/10), o “Matagigantes” atropelou o Gualaceo, da Segunda Divisão, em duelo pelas oitavas de final da Copa Equador. Com quatro gols do atacante Michael Hoyos, um de Juan Cazares (ex-Atlético) e um de Emerson Pata, o Independiente del Valle aplicou um sonoro 6 a 0 no adversário e garantiu vaga nas quartas do torneio mata-mata.

Este, inclusive, foi o quinto jogo consecutivo da equipe treinada por Rabanal sem derrotas. Neste recorte recente, o del Valle somou três vitórias e duas derrotas.

Independiente del Valle está perto de título no Equador

O Independiente del Valle foi o líder da primeira fase do Campeonato Equatoriano, com campanha quase perfeita. Foram 64 pontos somados em 30 jogos, com 18 vitórias, 10 empates e apenas duas derrotas. O time marcou 55 gols e sofreu apenas 23 neste período.

Agora, o Matagigantes disputa o hexagonal final da liga, junto de Barcelona, LDU, Universidad Católica, Libertad e Orense. Neta etapa que define o detentor da taça, os seis times se enfrentam em turno e returno, com a pontuação da primeira fase mantida para a contagem final.

Logo no primeiro confronto deste hexagonal, o Independiente del Valle goleou o Barcelona, vice-líder da competição, por 3 a 0. O resultado fez com que o adversário do Atlético na Copa Sul-Americana subisse aos 67 pontos e abrisse 13 de vantagem para o próprio Barcelona, a nove rodadas do fim.

Destaque do del Valle, atacante Michael Hoyos tem 18 gols em 31 jogos nesta temporada - (foto: Divulgação/X/Independiente del Valle)
Destaque do del Valle, atacante Michael Hoyos tem 18 gols em 31 jogos nesta temporada(foto: Divulgação/X/Independiente del Valle)

A campanha é promissora e deve terminar com título para o del Valle no Campeonato Equatoriano. Apesar das boas participações em torneios internacionais na última década, o clube busca apenas o segundo título nacional – o primeiro e único foi conquistado em 2021.

Independiente del Valle na Sul-Americana

O Independiente del Valle garantiu vaga nos playoffs da Sul-Americana depois de ser o terceiro colocado do Grupo B da Copa Libertadores, em campanha que teve duas vitórias, dois empates e duas derrotas. River Plate, da Argentina, e Universitario, do Peru, foram os classificados da chave.

O Matagigantes precisou de duas disputas de pênaltis para avançar às semifinais da Sul-Americana. Primeiro, contra o compatriota Mushuc Runa, depois de vencer o jogo de ida (1 a 0) e perder o jogo de volta (2 a 1). Depois, contra o Once Caldas, da Colômbia, depois de perder a partida de ida (2 a 0) como mandante e vencer a partida de volta (2 a 0) como visitante.

Atlético x Independiente del Valle na Sul-Americana

O primeiro duelo entre Independiente del Valle e Atlético pelas semifinais da Copa Sul-Americana será disputado a partir das 21h30 do dia 21 de outubro (uma terça-feira). Os primeiros 90 minutos do confronto ocorrerão no Estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí, no Equador.

Já o embate decisivo será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte. A bola rolará na casa do Galo às 21h30 do dia 28 de outubro (a terça-feira seguinte).

O clube que avançar enfrentará Lanús, da Argentina, ou Universidad de Chile, do Chile, na grande decisão – jogo único em Assunção, no Paraguai, em 22 de novembro. O Atlético busca o primeiro título da Sul-Americana, enquanto o del Valle sonha com a terceira conquista.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...