Rizek compara Cruzeiro com lenda literária e não crê em título brasileiro

Rizek compara Cruzeiro com lenda literária e não crê em título brasileiro

3 minutos 07/10/2025

Para o jornalista André Rizek, o Cruzeiro dificilmente será campeão brasileiro. A opinião não é infundada. Ele apontou o motivo pelo qual não acredita na Raposa como candidata ao título e fez comparação entre o time e o clássico da literatura “Robin Hood” para justificar o posicionamento.

Em terceiro lugar do Campeonato Brasileiro, com 52 pontos, o Cruzeiro está a apenas três pontos de distância do líder Palmeiras (55) e Flamengo (55). Na rodada anterior, amargou empate com o lanterna Sport por 1 a 1, no Mineirão, e perdeu a chance de colar nos adversários que estão na briga pela taça.

Para o jornalista André Rizek, o comportamento diante do Sport exemplifica porque o Cruzeiro não será campeão brasileiro. Contra os times da parte de baixo da tabela, foram oito pontos desperdiçados. Empatou com o Sport e perdeu para o Ceará e para o Santos – que estão em 20°, 10° e 16°, respectivamente.

Diante dos times do G8, o desempenho é quase impecável: são 27 pontos em 33 disputados. Venceu o Palmeiras, Flamengo (empatou no returno), Botafogo, Bahia (duas vezes), Mirassol (empatou no returno), Fluminense e São Paulo (empatou no primeiro turno).

“Não foi só por causa do jogo com o Sport, mas de jogos como teve domingo, que o Cruzeiro dificilmente vai ser campeão brasileiro. O Cruzeiro tem um desempenho absurdo contra os melhores times do campeonato. Se fosse contra os oito, seria campeão, mas o campeonato tem 20 clubes.”

“E quando enfrenta times da parte de baixo, misteriosamente, não vai tão bem. Perdeu oito pontos em casa. O que tem comum nesses jogos? O Cruzeiro cria muito volume, tem muitas chances, não mata o jogo e deixa times muito mais fracos aprontarem”, falou o jornalista.

‘Robin Hood’ do futebol

Rizek também tentou explicar o que faz com que o Cruzeiro tenha posturas tão diferentes considerando times da parte de cima e da parte de baixo da tabela. O fator psicológico e de concentração é o que mais pesa para o jornalista.

“Podemos especular razões táticas. O Cruzeiro é um time muito bom de contra-ataque. Então quando joga contra times que atacam ele, naturalmente esses times deixam mais espaço e o Cruzeiro castiga essas equipes. Mas também tem o nível de concentração. Acho que quando enfrenta esses times mais parrudos, entra com a faca nos dentes. Mas quando está nas condições de favorito, relaxa, perde gols. Acha que vai ganhar a qualquer momento. E ele esquece que está na briga contra times mais fortes”, disse.

Por fim, o apresentador do SporTV comparou o desempenho da Raposa com o herói britânico Robin Hood, conhecido por roubar dos ricos para ajudar os pobres.

“É por isso que o Cruzeiro, que está fazendo um campeonato muito acima das expectativas, dificilmente será campeão. Porque é o Robin Hood do futebol brasileiro, tira ponto dos ricos e dá ponto para os pobres”, finalizou.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...