Início » Rossi vai de vilão a herói, e Flamengo elimina Estudiantes na Libertadores
Rossi até falhou no gol da vitória por 1 a 0 do Estudiantes no tempo normal, mas brilhou na disputa de pênaltis e deixou o Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, na Argentina, com status de herói. O goleiro argentino defendeu duas cobranças e ajudou o Flamengo, que não fez bom jogo, a se classificar à semifinal da Copa Libertadores nesta quinta-feira (25/9).
O Estudiantes, em sintonia com a barulhenta torcida argentina, começou o primeiro tempo em cima do Flamengo, mas demorou a conseguir levar real perigo à meta adversária. Os rubro-negros, em postura atípica, tiveram dificuldade para controlar a posse no campo de ataque e criar chances. Foi somente nos segundos finais, após lançamento na área, que o meio-campista Benedetti marcou o tão buscado gol para os donos da casa.
O Flamengo voltou com postura mais ofensiva do intervalo, mas não conseguiu criar chances de gol. Já o Estudiantes, diferentemente da etapa anterior, portou-se de maneira mais defensiva e apostou em contra-ataques e ligações diretas – jogada que rendeu um gol aos donos da casa, mas que acabou anulado por impedimento. Sem alteração no placar, a decisão foi para os pênaltis, disputa na qual os brasileiros se deram melhor: 4 a 2.
A disputa de pênaltis foi necessária pelo fato de o Flamengo ter vencido por 2 a 1 o jogo de ida, disputado no Maracanã, em 18 de setembro.
Na semifinal, o Flamengo enfrentará o Racing. La Academia deixou para trás o também argentino Vélez Sarsfield, com vitória por 2 a 0 no placar agregado.
O duelo de ida, com mando do Flamengo, será disputado na semana de 22 de outubro. A volta, na Argentina, ocorrerá na semana seguinte, do dia 29. As datas exatas e horários serão divulgados pela Conmebol nos próximos dias.
A equipe classificada enfrentará Palmeiras ou LDU na decisão, que ocorrerá em 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru.
O Estudiantes volta a campo nesta terça-feira (30/9), quando enfrenta o Newell’s Old Boys, no El Coloso, pela 10 rodada da primeira fase do Torneio Clausura (equivalente ao segundo turno do Campeonato Argentino). As equipes fazem parte do Grupo A da competição, e o confronto ocorrerá às 19h (de Brasília).
Já o Flamengo duela com o Corinthians, na Neo Química Arena. O confronto pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro será disputado a partir das 20h30 deste domingo (28/9).
A cantoria incessante dos torcedores do Estudiantes conduziu o time argentino ao ataque nos minutos inicias da partida. Os donos da casa optaram por construções rápidas – tanto por dentro quanto pelos lados. Porém, a postura ofensiva não se refletiu em muitas chances de perigo.
Diferente do habitual, o Flamengo teve dificuldade para controlar a posse de bola ofensiva. O contra-ataque foi a principal arma rubro-negra, com destaque para Samuel Lino na ponta esquerda. O time treinado por Filipe Luís também apostou em finalizações de fora da área.
Quando o quarto árbitro levantou a placar indicando dois minutos de acréscimos, a impressão era de que a primeira etapa se encerraria sem alterações no placar, já que o Estudiantes não vinha obtendo sucesso nas investidas, assim como o Flamengo. Mas a persistência argentina foi premiada.
Aos 46′, o zagueiro Santiago Núñez deu um chutão do meio campo em direção à área, e a bola sobrou para o meio-campista Benedetti. Ele encheu o pé esquerdo e contou com falha do goleiro Rossi para levar o Estádio Jorge Luis Hirschi à loucura: 1 a 0.
O cenário do primeiro tempo se inverteu com a volta do intervalo. Já sem a vantagem no agregado, o Flamengo adotou postura mais ofensiva e pressionou o Estudiantes no campo de ataque. Os donos da casa, por outro lado, aumentaram a força defensiva e buscaram saídas em transição.
O Estudiantes atacou também por meio de ligações diretas buscando o centroavante Carrillo. E foi em uma dessas jogadas que o time argentino quase chegou ao segundo gol: aos 30′, o goleiro Muslera buscou o camisa 9, que raspou de cabeça e encontrou Benedetti. O meia partiu em velocidade e chutou para o fundo da rede. O tento, entretanto, foi anulado por impedimento.
Depois do gol anulado, a partida ganhou contornos dramáticos. Como um tento nos minutos finais praticamente decretaria a eliminação de quem o sofresse, os times adotaram postura cautelosa, e a decisão ficou para a disputa de pênaltis.
Com duas defesas de Rossi, o Flamengo venceu a disputa de pênaltis contra o Estudiantes por 4 a 2.
Salvador, BA, 13 (AFI) – O ex-volante Merica, que fez 175 jogos com a camisa do Flamengo nos anos 1970, morreu neste sábado, em Alagoinhas, no interior da Bahia. Merica faleceu justamente no dia ...
São Paulo, SP, 02 (AFI) – A separação de Léo Pereira e Karoline Lima, anunciada na última semana, continua rendendo. Desde que a influenciadora apagou as fotos com o zagueiro e deixou de ...
Rio de Janeiro, RJ, 30 (AFI) – Destaque na vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Corinthians pelo Brasileirão, Carrascal concedeu coletiva no Ninho do Urubu e rasgou elogios ao parceiro de ...