Sampaoli alerta Atlético sobre ponto forte do Cruzeiro e fala em ‘esperança’ para clássico

Sampaoli alerta Atlético sobre ponto forte do Cruzeiro e fala em ‘esperança’ para clássico

3 minutos 06/09/2025

O Atlético tem uma dura missão nas quartas de final da Copa do Brasil: reverter vantagem de dois gols do arquirrival Cruzeiro em pleno Mineirão, com mando de campo da Raposa. Durante apresentação oficial como treinador do Galo neste sábado (6/9), Jorge Sampaoli alertou sua equipe sobre um ponto forte do adversário e falou em “esperança” para o clássico decisivo.

A princípio, ao ser questionado sobre o cenário na Copa do Brasil, Sampaoli enfatizou as dificuldades que o Atlético enfrentará para se classificar. Ainda assim, demonstrou otimismo por um resultado positivo.

“Com respeito ao jogo contra o Cruzeiro: bom, a desvantagem é grande. Jogar sem a nossa torcida também será uma ausência que sentiremos. Trataremos de, futebolisticamente, mudar o rumo da história – ainda que seja difícil, ainda que seja complicado. Sempre temos esperança de que aconteça o melhor para nós”, começou o argentino.

Sampaoli: “Temos que ser inteligentes”

Em outra resposta, Sampaoli mostrou conhecimento da principal valência do Cruzeiro de Leonardo Jardim: as transições ofensivas em velocidade (contra-ataques). Diante do cenário que se propõe para a partida, o argentino acredita que, ainda que necessite de gols, o Atlético não deve se expor tanto contra o maior rival.

“Nos únicos quatro jogos que o Cruzeiro perdeu, teve mais a posse de bola. Quando não tem a bola, ganha jogos. Então, temos que, estrategicamente, saber que é uma equipe que conhece muito bem a transição ofensiva, evitar um montão de fatores. Essa é a característica de uma equipe muito bem trabalhada, que tem claro o que quer e que tem uma vantagem muito grande sobre nós – não somente de resultado, mas também de tempo de preparação do seu treinador com o time”, explicou.

“Mas é o que temos. Temos que ser inteligentes para minimizar essa grande capacidade do rival e otimizar a estratégia de um jogo onde, se nós ficarmos ‘loucos’ (pelo ataque), seguramente pagaremos as consequências”, acrescentou.

Sampaoli de volta ao Atlético

O Atlético acertou o retorno de Jorge Sampaoli na última terça-feira (2/9), depois de negociação frustrada com o também argentino Martín Anselmi. O “velho conhecido” da diretoria alvinegra assinou contrato com o clube mineiro até dezembro de 2027, com a missão de recolocar o Galo na rota das grandes conquistas.

A reestreia de Sampaoli no comando do Atlético será em clássico contra o Cruzeiro, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Os arquirrivais medirão forças no Mineirão, em Belo Horizonte, a partir das 19h30 da próxima quinta-feira (11/9).

A Raposa venceu o Galo no jogo de ida na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 2 a 0. Sendo assim, os comandados de Sampaoli precisarão superar o rival por três gols de vantagem para garantir vaga nas semifinais do torneio mata-mata – ou por dois para levar a decisão aos pênaltis.

A primeira passagem de Sampaoli no Atlético

O primeiro trabalho de Sampaoli no Atlético ocorreu entre março de 2020 e fevereiro de 2021. No período, o argentino conquistou o Campeonato Mineiro com o Galo e foi terceiro colocado do Campeonato Brasileiro – com três pontos a menos que o campeão Flamengo.

Foram 26 vitórias, nove empates e dez derrotas para Sampaoli no comando do Atlético. O aproveitamento alvinegro neste recorde foi de 63,7%.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...