Sampaoli elogia Hulk e explica como pretende recuperar melhor nível do ídolo do Atlético

Sampaoli elogia Hulk e explica como pretende recuperar melhor nível do ídolo do Atlético

4 minutos 06/09/2025

O técnico Jorge Sampaoli tem várias missões no retorno ao Atlético, mas uma das principais é recuperar o melhor nível do atacante Hulk – um dos maiores ídolos da história do clube mineiro. Em apresentação oficial como treinador do Galo neste sábado (6/9), na Arena MRV, o argentino elogiou o paraibano e explicou como pretende aprimorar seu rendimento.

Hulk está distante tecnicamente da performance que apresentou nos melhores momentos pelo Atlético, especialmente em 2021. Os números não necessariamente sustentam esta afirmação, mas ajudam a justificá-la: no recorte dos últimos 20 jogos com a camisa preta e branca, o atacante somou “apenas” cinco gols e duas assistências.

Na avaliação de Sampaoli, seu trabalho no Galo também passa por otimizar a capacidade de Hulk dentro das quatro linhas. O argentino classificou o paraibano como um atleta de “hierarquia” no elenco alvinegro.

“Ele chegou em 2020. Nós fizemos com a diretoria esportiva, naquele momento, o gerenciamento para que ele viesse. Por sorte, pôde vir e dar ao Galo um montão de jogos vencidos graças aos seus gols. Agora, trataremos de otimizar sua capacidade – desde a melhor posição a que ele se acomode”, iniciou Sampaoli.

“Na realidade, para que voltem a aparecer os gols que realmente nos darão a possibilidade de ganhar jogos. Os jogadores longevos como Hulk, que têm muita experiência e muita capacidade, isso também dentro do campo nos dará hierarquia. E ajuda aos mais jovens e ao time que, na realidade, necessita disso”, complementou.

Hulk deve participar de rodízio no Atlético

Em resposta a outro questionamento sobre Hulk, Sampaoli deixou claro que promoverá rotação de elenco no Atlético em meio as três competições que o clube tem em disputa neste momento da temporada. A fala do treinador também deu a entender que o camisa 7 deve fazer parte deste “rodízio”, visando evitar o acúmulo de desgaste físico.

“Veremos jogo a jogo (como utilizaremos Hulk). Não podemos perder de vista cada competição. Mas normalmente, não somente para Hulk, mas sim para todo o resto dos jogadores: haverá seguramente muita rotação (de escalações), porque evidentemente o rendimento é a cada três dias e, seguramente, a intensidade vai baixar. Então, preferimos sempre ter jogadores frescos para cada partida, e isso se avaliará em cada momento”, argumentou.

“Temos um jogo depois do Santos em uma altitude muito complicada (contra o Bolívar), muito complicada. Os jogadores têm que chegar muito frescos para esse jogo. Avaliar desde esse jogo para trás quais jogadores utilizar. Se nós chegamos desgastados na Bolívia, seguramente vamos passar muito mal. Temos que planejar muito bem estes oito jogos, de maneira inteligente e com todo o elenco pendente a ter a possibilidade de jogar”, encerrou.

Jorge Sampaoli durante apresentação como técnico do Atlético na Arena MRV (6/9) - (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Jorge Sampaoli durante apresentação como técnico do Atlético na Arena MRV (6/9)(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Sampaoli de volta ao Atlético

Atlético acertou o retorno de Jorge Sampaoli na última terça-feira (2/9), depois de negociação frustrada com o também argentino Martín Anselmi. O “velho conhecido” da diretoria alvinegra assinou contrato com o clube mineiro até dezembro de 2027, com a missão de recolocar o Galo na rota das grandes conquistas.

A reestreia de Sampaoli no comando do Atlético será em clássico contra o Cruzeiro, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Os arquirrivais medirão forças no Mineirão, em Belo Horizonte, a partir das 19h30 da próxima quinta-feira (11/9).

Raposa venceu o Galo no jogo de ida na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 2 a 0. Sendo assim, os comandados de Sampaoli precisarão superar o rival por três gols de vantagem para garantir vaga nas semifinais do torneio mata-mata – ou por dois para levar a decisão aos pênaltis.

A primeira passagem de Sampaoli no Atlético

O primeiro trabalho de Sampaoli no Atlético ocorreu entre março de 2020 e fevereiro de 2021. No período, o argentino conquistou o Campeonato Mineiro com o Galo e foi terceiro colocado do Campeonato Brasileiro – com três pontos a menos que o campeão Flamengo.

Foram 26 vitórias, nove empates e dez derrotas para Sampaoli no comando do Atlético. O aproveitamento alvinegro neste recorde foi de 63,7%.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...