Sampaoli não vê solidez na defesa e estuda mudar esquema do Atlético

Sampaoli não vê solidez na defesa e estuda mudar esquema do Atlético

3 minutos 09/02/2026

O sistema defensivo do Atlético tem sido alvo de críticas pelo mau desempenho. O técnico Jorge Sampaoli, por sua vez, não fechou os olhos para a atuação dos homens de defesa e revelou que pode mudar o esquema tático do time para a sequência da temporada.

Em nove jogos disputados em 2026, entre Campeonato Mineiro e Campeonato Brasileiro, o Atlético não foi vazado apenas uma vez. Na ocasião, o alvinegro também não marcou gols e empatou com o Tombense por 0 a 0, na Arena MRV, pela terceira rodada do Estadual.

O esquema defensivo deste ano é diferente do ano passado, em que o Sampaoli preteria a formação com três zagueiros, além dos dois laterais que auxiliavam na marcação quando o time esteva sem bola no pé. Em 2026, contudo, ele tem optado por dois zagueiros. A dupla titular tem sido Junior Alonso e Ruan Tressoldi.

Na saída de bola, pelos lados, e também na marcação do adversários, os laterais aparecem como apoio. Pela lateral-esquerda, Renan Lodi é o princpal nome. Já na lateral-direita, Preciado, Natanael e por vezes Alan Franco, são as opções. Os três fazem cumprem a função como marcadores, apesar de se destacarem mais no campo ofensivo.

Avaliação de Sampaoli

Em coletiva após o empate com o Athletic por 1 a 1, no último sábado (7/2), na Arena MRV, pelo Campeonato Mineiro, Sampaoli reconheceu a fragilidade da defesa atleticana. Em nove jogos, são nove gols sofridos e 11 marcados.

“O ano passado terminamos jogando com três zagueiros e dois laterais, defendendo com cinco e o time tinha um pouco mais de solidez. Tinha alcançado um pouco mais de solidez. Agora tentamos jogar com uma linha de quatro para ter mais pessoas na metade e ser mais ofensivos, mas não estamos tendo a solidez que talvez tivemos no final da temporada passada”, avaliou o treinador.

Por fim, ele não descartou a possibilidade de rever o esquema e implementar uma formação diferente. Nesta temporada, ele utilizou três zagueiros em apenas dois jogos – contra o North e o América, pela segunda e quarta rodada do Mineiro respectivamente.

Nas ocasiões, ele formou os trios com Alonso, Vitor Hugo e Vitão, e Alonso, Tressoldi e Vitor Hugo, respectivamente.

“Então deveríamos revisar com os jogadores que tenho, a formação, porque individualmente estamos sendo vulneráveis quando o adversário chega e não somos tão agressivos quando chegamos. Então deveríamos revisar a formação também”, disse.

Defensores à disposição

Sampaoli tem à disposição no elenco cinco zagueiros: Junior Alonso, Ruan Tressoldi, Vitor Hugo, Vitão e Ivan Román. Isso porque Lyanco, que foi titular em 2025, ainda se recupera de cirurgia no tendão de Aquiles esquerdo.

Na lateral-direita, o comandante tem Preciado e Natanael, como jogadores de origem da posição, além de Alan Franco improvisado. Na esquerda, os disponíveis são Renan Lodi e Pascini.

Nesta janela de transferências, o Atlético já sinalizou o interesse na contratação de um zagueiro. O clube procurou o staff de Kevin Lomónaco, do Independiente-ARG, mas ainda não formalizou proposta.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...