Sampaoli rebate críticas a comportamento no Atlético: ‘Não tem a ver com educação’

Sampaoli rebate críticas a comportamento no Atlético: ‘Não tem a ver com educação’

4 minutos 06/09/2025
Sampaoli rebate críticas a comportamento no Atlético: ‘Não tem a ver com educação’
Sampaoli rebate críticas a comportamento no Atlético: ‘Não tem a ver com educação’ (Sampaoli segura camisa do Atlético durante apresentação na Arena MRV)

A primeira passagem de Jorge Sampaoli pelo Atlético é lembrada com carinho por torcedores alvinegros em virtude do rendimento esportivo, mas gerou controvérsias extracampo. Em entrevistas ao longo dos últimos anos, o treinador se viu criticado por funcionários do clube em virtude do comportamento no dia a dia, tido por muitos como “difícil”. No retorno ao Galo, o argentino rebateu estas alegações e deixou posicionamento claro: “Não tem a ver com educação”.

Os relatos dos últimos anos dão conta de que Sampaoli foi um treinador de difícil trato no dia a dia na Cidade do Galo, em Vespasiano, entre 2020 e 2021. Alguns funcionários chegaram a declarar que o argentino sequer dava “bom dia” e que o alto nível de exigências gerava desgaste interno.

Ao comentar o tema em apresentação oficial na Arena MRV, neste sábado (6/9), Sampaoli foi enfático. O técnico garantiu que o “sentimento” que tem pelo futebol não o permite agir de outra maneira.

“Eu sinto o futebol de uma maneira muito exigente. Sou muito exigente comigo e com o resto. Então, essa forma de sentir que represento a um escudo, a uma camisa, não é a mesma que algum jogador ou funcionário. Minha exigência é muito alta, sempre, comigo e com o resto. Alguns gostam, outros não. Isso não tem a ver com educação, mas com sentimento. Há jogadores que são mais relaxados, há jogadores que não gostam tanto de exigência – e o mesmo para alguns funcionários.”

Jorge Sampaoli, técnico do Atlético

“Para a vida de um treinador hoje, a exigência e a imediatez de ganhar, tem que se estar com todos os sentidos colocados nisso. O que não estiver, seguramente terá diferenças comigo. É um tema de viver a realidade. Hoje, o futebol não te permite distrações. A exigência é muito grande. Seguramente, a pessoa que crê que isto é um esporte sem nenhum tipo de consequências, para mim as têm”, acrescentou.

“Sigo com o mesmo entusiasmo”, frisa Sampaoli

Em outro momento da apresentação, Sampaoli foi questionado sobre as diferenças entre o profissional que chegou ao Atlético em 2020 e ao que chega agora, em 2025. O argentino disse acreditar que a experiência o fez melhorar no trato com os atletas no dia a dia.

“Creio que a experiência te faz viver coisas em que a pessoa pode melhorar. Eu creio que meus últimos passos, em equipes também – que ainda que fossem na Europa, estavam lutando, e isso é uma condição muito complicada. Eu creio que sigo com o mesmo entusiasmo, com a mesma ideia, com o mesmo estilo. Com a experiência também, saber manejar os momentos do futebolista na atualidade, que é diferente de 2020”, explicou.

“O ser humano é diferente hoje do que cinco anos atrás. É muito distinto. Manejar seres humanos hoje não é o mesmo que cinco anos atrás. Estar à altura desta realidade. O mais complicado: armar um time de futebol, com o individualismo que existe hoje na humanidade, é ainda mais complicado. São desafios que se tem para frente”, concluiu.

Sampaoli de volta ao Atlético

Atlético acertou o retorno de Jorge Sampaoli na última terça-feira (2/9), depois de negociação frustrada com o também argentino Martín Anselmi. O “velho conhecido” da diretoria alvinegra assinou contrato com o clube mineiro até dezembro de 2027, com a missão de recolocar o Galo na rota das grandes conquistas.

A reestreia de Sampaoli no comando do Atlético será em clássico contra o Cruzeiro, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Os arquirrivais medirão forças no Mineirão, em Belo Horizonte, a partir das 19h30 da próxima quinta-feira (11/9).

Raposa venceu o Galo no jogo de ida na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 2 a 0. Sendo assim, os comandados de Sampaoli precisarão superar o rival por três gols de vantagem para garantir vaga nas semifinais do torneio mata-mata – ou por dois para levar a decisão aos pênaltis.

Bracks, Sampaoli e Victor na apresentação do treinador na Arena MRV - (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Bracks, Sampaoli e Victor na apresentação do treinador na Arena MRV(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

A primeira passagem de Sampaoli no Atlético

O primeiro trabalho de Sampaoli no Atlético ocorreu entre março de 2020 e fevereiro de 2021. No período, o argentino conquistou o Campeonato Mineiro com o Galo e foi terceiro colocado do Campeonato Brasileiro – com três pontos a menos que o campeão Flamengo.

Foram 26 vitórias, nove empates e dez derrotas para Sampaoli no comando do Atlético. O aproveitamento alvinegro neste recorde foi de 63,7%.

  • Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!

A notícia Sampaoli rebate críticas a comportamento no Atlético: ‘Não tem a ver com educação’ foi publicada primeiro no No Ataque por Lucas Bretas

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...