Santos 0 x 6 Vasco: Coutinho ofusca festa para Neymar e comanda goleada histórica

Santos 0 x 6 Vasco: Coutinho ofusca festa para Neymar e comanda goleada histórica

4 minutos 25/08/2025

O Santos foi atropelado pelo Vasco na tarde deste domingo (17/8). Após homenagear Neymar pelo jogo de número 250, o Peixe sofreu uma dura goleada de 6 a 0 do Cruz-maltino, no Morumbis, em São Paulo, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O meia Philippe Coutinho comandou as ações ofensivas do Vasco e marcou dois gols. Lucas Piton, David, Rayan e Tche Tchê também balançaram a rede.

Já o Santos, que virou o primeiro tempo perdendo por 1 a 0 e teve duas chances claras para empatar no início da etapa final, deixou de ver a cor da bola.

Inclusive, Neymar deixou o gramado muito abatido e aparentava estar chorando após a goleada – a pior derrota de sua carreira. O camisa 10 foi abraçado no círculo do meio-campo pelo técnico do Vasco, Fernando Diniz.

Próximos compromissos

Com o resultado, o Santos viu a sequência de duas vitórias consecutivas chegar ao fim. O Peixe voltou a ser assombrado pela zona de rebaixamento e aparece na 15ª colocação, com 21 pontos. Do outro lado, o Vasco deixou o Z4 e subiu para 16º, com 19.

Os dois times voltam a campo pelo Brasileiro. O Santos encara o Bahia no domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela 21ª rodada. Já o Vasco disputa o duelo atrasado da 14ª rodada, contra o Juventude, às 19h de quarta-feira, no Alfredo Jaconi.

Neymar recebeu camisa pelos 250 jogos a serviço do Santos - (foto: Divulgação/Santos)
Neymar recebeu camisa pelos 250 jogos a serviço do Santos(foto: Divulgação/Santos)

Santos x Vasco: o jogo

Com oito minutos, o Santos teve sua primeira oportunidade da partida. Em cobrança de falta rápida, Neymar foi acionado e enfiou boa bola para Guilherme dentro da área. O camisa 11 chegou batendo colocado de primeira, mas Léo Jardim fez a defesa tranquila no centro do gol.

Foi o Vasco, porém, quem abriu o placar no Morumbis. Nuno Moreira cruzou para a segunda trave e ninguém da zaga santista afastou. Piton chegou sozinho para cabecear para o fundo das redes. Após checagem do VAR por uma possível saída da bola na origem da jogada, o gol foi confirmado.

Aos 28 minutos, o Santos teve um pênalti marcado a seu favor. Após jogada individual de Neymar, Guilherme recebeu na área e foi derrubado por Paulo Henrique. Contudo, foi marcado o impedimento no início da jogada, o que anulou a marcação da penalidade.

Segundo tempo

Aos dois minutos do segundo tempo, o Santos teve uma oportunidade de ouro para empatar, mas desperdiçou. Gabriel Bontempo serviu Guilherme dentro da área. O atacante teve tempo de dominar, parar e finalizar colocado, mas bateu por cima do gol. Minutos depois, Guilherme abriu com Barreal, que chutou colocado e acertou a trave esquerda do gol defendido por Léo Jardim.

Mas o Santos foi punido pela falta de eficiência na frente do gol. Lucas Piton foi avançando pelo lado esquerdo e cruzou para dentro da área. David apareceu sozinho no meio da área e completou de voleio para o gol, fazendo o segundo do Vasco.

E, logo em sequência, o Peixe sofreu o terceiro. Rayan partiu em velocidade e tocou para trás. Brazão saiu do gol, mas não conseguiu agarrar e deu rebote. A bola ficou com Nuno Moreira, que em vez de chutar em cima de Brazão, rolou para Coutinho. O camisa 11 só chutou para o gol vazio e derrubou um Santos que já estava apático.

Com 14 minutos, o Vasco ainda teve um pênalti marcado a seu favor e transformou a vitória parcial em goleada. Rayan foi para a cobrança e bateu no canto esquerdo. Brazão até acertou o canto, mas não conseguiu fazer a defesa. Assim, o Vasco abriu 4 a 0 no placar no Morumbis. Dois minutos depois, Coutinho encobriu Brazão e fez o quinto gol do Cruzmaltino.

Aos 22 minutos, o Vasco ampliou e fez o 6 a 0. Tchê Tchê partiu em velocidade e saiu cara a cara com Brazão, tocando por cobertura e aumentando a goleada vascaína no Morumbis. Guilherme ainda chegou a diminuir para o Santos, mas o gol foi anulado por impedimento.

SANTOS 0 X 6 VASCO

SANTOS: Gabriel Brazão; Mayke, Luisão, Luan Peres e Souza (Escobar); Zé Rafael (Rollheiser), Gabriel Bontempo (Rincón) e Neymar; Barreal (Caballero), Guilherme e Tiquinho Soares (Luca Meirelles). Técnico: Cleber Xavier.

VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Lucas Freitas, Hugo Moura (Lucas Oliveira) e Lucas Piton; Jair, Tchê Tchê (Thiago Mendes) e Coutinho; Nuno Moreira (GB), Rayan (Puma Rodríguez) e David (Léo Jacó). Técnico: Fernando Diniz

Gols: Lucas Piton, aos 17′ do 1ºT, David, aos 6′ do 2ºT, Coutinho, aos 8′ do 2ºT e aos 16′ do 2ºT, Rayan, aos 14′ do 2ºT, e Tchê Tchê, aos 22′ do 2ºT (Vasco)
Cartões amarelos: Hugo Moura, Jair e Tchê Tchê (Vasco) / Luisão e Neymar (Santos)
Cartão vermelho: nenhum

Data: 17 de agosto de 2025, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Público: 54.474 torcedores
Renda: R$ 4.344.635,00

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...