Santos debate SAF e mudanças no estatuto em reunião decisiva

Santos debate SAF e mudanças no estatuto em reunião decisiva

2 minutos 08/10/2025

Santos, SP, 8 (AFI) – Os conselheiros do Santos vão se reunir nesta quinta-feira, no salão de mármore da Vila Belmiro, para discutir propostas de mudanças no estatuto do clube. Entre os temas de maior peso estão a possibilidade de criação de uma SAF e a redução do número de conselheiros eleitos.

O documento preparado para a reunião propõe o fim do atual Comitê de Gestão, que, apesar de ser responsável pela administração, tem pouca influência nas decisões do presidente Marcelo Teixeira.

O novo modelo prevê a atuação do presidente ao lado do vice, assessores e diretores estatutários para áreas como administração, finanças, jurídico, futebol profissional, base, marketing e comunicação.

REFORMA NO ESTATUTO SANTOS

Um dos pontos mais debatidos é a possível transformação do futebol do Santos em Sociedade Anônima do Futebol. De acordo com a minuta, o clube poderá realizar operações societárias, transferindo ativos e passivos para uma nova empresa, inclusive uma SAF, atendendo à legislação vigente.

Para aprovar a mudança, a diretoria executiva precisará do aval do Conselho Deliberativo e também de um especialista externo. Caso dois terços dos conselheiros presentes aprovem, os sócios serão chamados para uma assembleia extraordinária.

O texto ainda garante que o Santos mantenha pelo menos 10% das ações em caso de transformação societária.

CONSELHO DELIBERATIVO

A proposta também sugere a diminuição do número de conselheiros eleitos para o próximo pleito. Atualmente, cem membros entram no grupo a cada eleição, mas o novo estatuto prevê a eleição de apenas cinquenta conselheiros e trinta suplentes, com mandatos de três anos e possibilidade de reeleição.

Outra alteração importante é o aumento do tempo necessário para os associados terem direito a voto em assembleias gerais. Se hoje são exigidos três anos de associação, a nova regra amplia o prazo para cinco anos completos, além de manter restrições a quem estiver inadimplente ou suspenso.

MATEUS MENDES ASSINA CONTRATO COM SANTOS ATÉ 2028

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...