Scarpa rechaça desconforto com mudança de posição no Atlético

Scarpa rechaça desconforto com mudança de posição no Atlético

3 minutos 02/10/2025

Polivalente, o meio-campista Gustavo Scarpa já desempenhou diferentes funções com a camisa do Atlético. Sob o comando de quatro técnicos desde que chegou ao clube, esteve presente em múltiplos setores do campo. O argentino Jorge Sampaoli tem o utilizado como ala-direita, assim como fazia o compatriota Gabriel Milito. A posição, apesar de não ser a de origem do jogador, tem rendido bons resultados ao Galo.

Quando chegou ao Atlético, sob o comando de Felipão, Scarpa chegou a atuar de duas formas: pela direita e como meia-armador, a posição em que foi formado no futebol. Com Gabriel Milito, que assumiu a equipe em março de 2024, a mudança foi perceptível logo de cara: ganhou o corredor direito em definitivo.

Seja na disputa do Campeonato Brasileiro, da Copa Libertados ou da Copa do Brasil, o mapa de calor do jogador deixa em evidência a ocupação pela ala-direita. E o desempenho na posição surtiu efeito, já que ele era titular do time e chegou a disputar duas finais, uma continental e outra nacional.

Qual posição ele prefere?

No fim de 2024, Scarpa comentou sobre a preferência em atuar pelo meio-campo, já que ao longo desse ano não teve a oportunidade de desempenhar tal função.

“Como eu sempre digo, eu estou aqui para ajudar o Galo no que precisa. A minha função de origem o pessoal sabe, é mais pelo meio. Porém, se o treinador está me colocando de ponta e eu estou rendendo, vida que segue, sabe? Eu não uso isso como desculpa. De novo, estou aqui para defender a camisa do meu clube independentemente da posição”, frisou na época.

A improvisação não impossibilitou o jogador de somar bons números. Foram nove gols e 12 assistências em 65 partidas – o atleta mais assíduo nos compromissos do Galo na temporada passada.

Nova mudança

Em 2025, com a chegada e a implementação das ideias de Cuca, nova mudança. O treinador o colocou para atuar como meia armador, centralizado. O mapa de calor do jogador aparece mais povoado no centro, principalmente no Campaoenato Mineiro e na Copa do Brasil, quando o comandante ainda estava à frente do time.

Por último, com Jorge Sampaoli, uma nova mudança. Nos jogos sob o comando do argentino, Scarpa tem aparecido novamente deslocado pela ponta-direita. Em sete partidas, foram quatro assistências.

Em entrevista, o jogador não demonstrou insatisfação com a modificação da função. Pelo contrário, salientou que está à disposição das exigências e ideias impostas por Sampaoli.

“A posição a gente se adapta ao que precisar, ao que o jogo pedir. Principalmente ao que o professor pedir. Em relação ao posicionamento, mais uma vez, todo mundo está aqui para servir o Galo da melhor maneira possível, como for solicitado, e comigo não é diferente”, falou Scarpa.

Na ótica do treinador argentino, Scarpa tem condições de atuar das duas formas. No empate com o Juventude por 0 a 0, nessa terça-feira (30/9), o jogador contribuiu ora centralizado e ora adiantado no campo ofensivo.

 “Scarpa é um jogador muito inteligente. No primeiro tempo, ele teve associações com o Bernard pela direita, que foram bastante interessantes. No segundo tempo, ficou mais a cargo da construção, quando eu coloco o Natanael, para que ele dobre por fora, tendo o Dudu aberto. Então, ele (Scarpa) tem o que, para mim, é um extremo de perna trocada que sempre teve muitas finalizações e gols”, opinou Sampaoli.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...