Seleção: técnico celebra convocação de dupla do Cruzeiro e de principal venda

Seleção: técnico celebra convocação de dupla do Cruzeiro e de principal venda

4 minutos 13/10/2025

Técnico da Seleção Brasileira, Arthur Elias convocou, em 9 de outubro, as zagueiras Isa Haas e Vitória Calhau, do Cruzeiro, para os amistosos de outubro, contra Inglaterra e Itália. A lateral-direita Isabela Chagas, principal venda do clube estrelado (R$ 2 milhões recebidos pelo PSG, da França), também integra a lista. “Motivo de muito orgulho para todos nós”, disse Jonas Urias, comandante da Raposa, ao celebrar as conquistas individuais das atletas.

“Uma vaga, 23 jogadoras do mundo inteiro. Quanto uma vaga na Seleção Brasileira é difícil de ser conquistada. São quantas jogadoras disputando, cabeça a cabeça, um lugarzinho para conseguir vivenciar o que é o futebol internacional, as experiências de Seleção, representar o país? Quem conquista isso é… Eu que já passei por Seleção Brasileira sei o quanto isso representa algo grandioso e que merece muito ser valorizado e honrado”

Jonas Urias, técnico do Cruzeiro

O comandante disse ter entrado em contato com Isabela, no PSG desde o fim de setembro, para cumprimentá-la pelo espaço na equipe nacional: “A Isabela também, mandei mensagem para ela parabenizando. Por uma questão de dias ela não entra nessa convocação representando o Cruzeiro, mas ela está representando o nosso trabalho. E ela conquistou isso assim como as outras. A gente fica muito feliz por ela”.

Segundo Jonas Urias, o dever do clube também é proporcionar conquistas individuais às jogadoras: “A gente busca trabalhar para que elas atinjam os seus objetivos pessoais, isso potencializa o nosso trabalho, isso expande o Cruzeiro como marca dentro do futebol feminino e do futebol mundial”.

Haas e Calhau na Seleção

Isa Haas e Vitória Calhau ganharam oportunidade na Seleção Brasileira pela primeira vez em outubro de 2024 – e jogaram juntas de forma inédita no segundo amistoso contra a Colômbia. Na ocasião, a primeira ainda atuava pelo Internacional.

Haas, com 21 jogos pelo Cruzeiro, é figura carimbada nas listas de Arthur Elias desde então – sagrou-se campeã da Copa América em agosto. Calhau, que soma 51 partidas com a camisa estrelada, voltou à equipe nacional em novembro daquele ano, mas saiu do radar do comandante no início da atual temporada devido a duas lesões importantes. Recuperada, voltou a chamar atenção da comissão técnica.

Segundo Arthur Elias, Haas, unanimidade na defesa do Brasil e do Cruzeiro, destaca-se devido ao modelo de jogo e ao papel de liderança que exerce na posição: “A Isa vem fazendo ótimos jogos conosco. É uma zagueira que tem características compatíveis com o modelo de jogo da Seleção. Tem uma liderança dentro do setor e a gente quer que isso se estenda ao grupo. Todas as jogadoras citadas são jovens e têm margem de crescimento grande, a Isa não é diferente”.

Sobre Calhau, o treinador destacou o fato de a zagueira ter o pé esquerdo como dominante. Outras características da defensora cruzeirense ressaltadas por ele são a qualidade técnica na saída de bola e a força nos duelos: “Voltou em nível alto e, obviamente, progressivo. Vejo que ainda pode crescer nesse curto espaço de tempo até o fim do ano. A volta para a Seleção acho que vai fazer bem a ela. É uma zagueira canhota que completa as características que a gente precisa de um grupo de zagueiras que saibam e façam bem a construção. Também forte nos duelos, como a gente precisa para ser uma Seleção eficiente”.

Isabela na Seleção

Arthur Elias já trabalhou com Isabela no Corinthians, time no qual a defensora atuou em 2023 e 2024. Ao justificar a convocação, destacou técnica, força física, versatilidade e deu ênfase na maturidade.

“Tem todo o perfil para nosso modelo de jogo. É uma atleta muito forte, tecnicamente tem uma condição muito boa. Ela tem uma vantagem de jogar em outros esquemas e fazer funções diferentes. Isso ela mostrou no Cruzeiro, acredito que foi a melhor temporada dela… No Cruzeiro mostrou amadurecimento muito grande, uma performance no Campeonato Brasileiro de alto nível”, disse o treinador.

Neste ano, Isabela foi utilizada por Jonas Urias como zagueira, lateral e ponta. Foram 20 jogos, três gols e duas assistências com a camisa da Raposa. As atuações chamaram atenção de fora, e em setembro, o Cruzeiro vendeu a atleta ao PSG por R$ 2 milhões – a principal venda do clube estrelado. Pela primeira vez, ela recebe chance na Seleção Brasileira.

Quando a Seleção Brasileira joga?

Em 25 de outubro, a Seleção Brasileira mede forças com a Inglaterra, atual campeã da Eurocopa, no Etihad Stadium, em Manchester, às 13h15 (horário de Brasília).

Depois, em 28 de outubro, a equipe nacional enfrenta a Itália, semifinalista da Euro, no Estádio Ennio Tardini, em Parma, no país europeu, às 13h15 (horário de Brasília). O ano de 2025 ainda reserva outra data Fifa.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...