Seleção: última vez que Cruzeiro teve dois convocados foi em ano de títulos

Seleção: última vez que Cruzeiro teve dois convocados foi em ano de títulos

3 minutos 25/08/2025

O Cruzeiro voltou a ter dois convocados para a Seleção Brasileira nesta segunda-feira (25/8), quando o técnico Carlo Ancelotti ecoou os nomes do zagueiro Fabrício Bruno e do atacante Kaio Jorge. Ambos estarão à disposição do comandante italiano nas duas últimas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A última dobradinha da Raposa na equipe nacional havia sido em 2018, ano em que o clube estrelado conquistou o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil.

À época técnico da Seleção Brasileira, Tite chamou o zagueiro Dedé (aposentado) e o goleiro Gabriel Brazão (atualmente no Santos) para amistosos em novembro, contra Uruguai e Camarões.

Dedé já estava no radar do treinador. Primeiro, integrou a lista de suplentes para a Copa do Mundo de 2018. Depois, esteve na convocação de agosto para duelos amistosos em setembro. Naquele momento, havia um cuidado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de chamar um número limitado de jogadores que representassem clubes que estivessem em disputas de título.

Embalado na Copa do Brasil, o Cruzeiro enfrentaria o Palmeiras pela ida da semifinal em 12 de setembro, um dia após o último amistoso da Seleção Brasileira. A tendência, portanto, era que Dedé não voltasse a tempo. Mas o defensor contrariou as expectativas e vestiu a camisa estrelada na vitória por 1 a 0 sobre o Verdão. Nos amistosos de outubro, o zagueiro não integrou a lista justamente pelo fato de a Raposa ter avançado à decisão do torneio nacional, contra o Corinthians.

A presença de Gabriel Brazão, por sua vez, ilustrava um comportamento de Tite. Era do gosto do treinador convocar jovens goleiros – na época, o arqueiro compunha o elenco principal do Cruzeiro e era o principal goleiro do time sub-20 – para que ocorresse uma integração com atletas experientes.

Fabrício Bruno e Kaio Jorge na Seleção

Fabrício Bruno e Kaio Jorge vestirão a camisa da Seleção Brasileira nos dois últimos compromissos pelas Eliminatórias. Em 4 de setembro, às 21h30, o Brasil encara o Chile, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada. Depois, dia 9, às 20h30, mede forças com a Bolívia, no Estádio Municipal de El Alto.

Paralelamente aos compromisso da equipe nacional, o Cruzeiro viverá momento de preparação para jogo decisivo na Copa do Brasil: a volta das quartas de final, contra o Atlético, em 11 de setembro, às 19h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Até a antevéspera da partida decisiva, a dupla celeste estará entregue à Seleção Brasileira. Perderá, portanto, treinamentos voltados especificamente ao mata-mata.

É de praxe que clubes não treinem em dias de jogos oficiais. O Cruzeiro, então, deve fechar a preparação para encarar o Atlético em 10 de setembro. A depender de quando retornam a Belo Horizonte, Fabrício Bruno e Kaio Jorge podem ficar fora da última atividade anterior ao clássico.

O primeiro jogo entre Cruzeiro e Atlético será nesta quarta-feira (27/8), às 19h30, na Arena MRV, também na capital mineira.

Convocados do Cruzeiro

Em 2018, o meio-campista Giorgian De Arrascaeta também recebeu convocações, mas para a Seleção Uruguaia – ele participou da Copa do Mundo. O jogador esteve nos compromissos de outubro e, para chegar a tempo da decisão da Copa do Brasil, pegou um voo fretado no Japão com duração de 25 horas.

Em agosto de 2024, William foi convocado pelo técnico Dorival Júnior para defender o Brasil nos jogos contra Equador (vitória por 1 a 0) e Paraguai (derrota por 1 a 0), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Entretanto, o defensor não chegou a atuar.

Logo depois, em outubro, Matheus Pereira ganhou espaço na equipe nacional como substituto de Lucas Paquetá, suspenso. O meio-campista atuou por cerca de 12 minutos na vitória por 4 a 0 sobre o Peru, também pelas Eliminatórias.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...