Sérgio Carvalho: Neymar deve ficar fora da Copa do Mundo

Sérgio Carvalho: Neymar deve ficar fora da Copa do Mundo

3 minutos 08/09/2025

São Paulo, SP, 8 (AFI) – Quem acompanha, sabe. Desde os tempos em que jogava na Arábia Saudita, Neymar tem jogado pouco. Muito pouco. Chegou a tal ponto que, assim que o Santos fez uma proposta aceitável, Neymar foi liberado e voltou à Vila Belmiro para vestir a gloriosa camisa do Peixe.

Mas, na Vila Belmiro, apesar de alguns lampejos, Neymar jamais jogou o futebol que se esperava dele. Quase sempre ele está contundido. Quando joga, faz pouco, mas não tem humildade para aceitar que não está jogando nada.

Fez seis gols pelo Peixe nesta temporada, deu algumas assistências, mas jamais jogou o futebol que o consagrou num passado distante. Na atual temporada, Neymar tem ficado mais no departamento médico do que dentro do campo. Treina e joga pouco.

CORRENDO CONTRA O TEMPO

Desta forma, como esperar que ele reaja forte nos próximos nove meses, ao ponto de levar Ancelotti à convocá-lo às vésperas da próxima Copa? Na verdade, Neymar não vai estar pronto para voltar à seleção até junho do ano que vem.

Dessa forma, chego à seguinte conclusão. Ancelotti não vai convocar Neymar pelo nome que tem. Só o faria, se ele estivesse jogando pelo menos parte do futebol que o consagrou. Como isso não vai acontecer, Neymar está fora.

Pode ir ver a Copa como turista, como convidado de uma emissora de rádio ou tv para comentar os jogos, mas jamais para integrar o elenco da Seleção Brasileira que vai disputar o próximo Mundial. É assunto decidido. E ponto final.

BRASIL VOLTOU A EMPOLGAR

Ainda repercute a boa exibição da Seleção Brasileira diante do Chile, quinta-feira passada, no Maracanã. Torcedores e jornalistas esportivos ficaram bem impressionados com o time convocado e escalado por Carlo Ancelotti.

A defesa é perfeita. Tanto nas laterais como no miolo de zaga. Para qualquer adversário vai ser muito difícil fazer gols no Brasil. É uma linha de zaga compacta, bem armada e com cobertura pelo meio e pelos lados.

Também é bom o futebol apresentado no meio de campo. Jogadores do setor se movimentam muito, ajudam na marcação, tocam bem a bola e fazem lançamentos precisos. Se necessário, também sabem arrematar.

No ataque, há um punhado de atacantes do ramo. Eles sabem jogar. São rápidos, objetivos, deslocam-se à todo momento e dificultam a marcação adversária. Lógico que o adversário de quinta-feira passada era um Chile totalmente modificado, cheio de jovens promessas, que não tinha mesmo como segurar a poderosa Seleção Brasileira.

SELEÇÃO NO CAMINHO CERTO

Ainda assim, o time brasileiro mostrou que está no caminho certo. Faltam apenas alguns ajustes que, com os treinamentos que o time fará até a Copa, deverão ser corrigidos. Estou animado. Acho que depois de muitos anos seguidos, o Brasil vai chegar a um Mundial tática e tecnicamente em excelente nível.

Em razão disso, não tenho medo de dizer desde já que o Brasil de 2026 será um time para disputar o título. Pode até não chegar lá, mas que tem potencial para fazê-lo, não tenho nenhuma dúvida. 

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...