Série A: atacante do Mirassol supera Kaio Jorge, do Cruzeiro, e Arrascaeta, do Flamengo, em média de gols

Série A: atacante do Mirassol supera Kaio Jorge, do Cruzeiro, e Arrascaeta, do Flamengo, em média de gols

3 minutos 25/08/2025

Estreante na elite do futebol nacional, o Mirassol vem surpreendendo no Campeonato Brasileiro. Após 16 partidas disputadas, o clube perdeu apenas duas vezes: para Cruzeiro, vice-líder da Série A, por 2 a 1; e Bragantino. por 1 a 0.

Os bons números não param por aí: o Mirassol tem o terceiro melhor ataque do campeonato, com 27 gols marcados. A equipe só perde para Flamengo (31 gols) e Cruzeiro (30 gols).

As interessantes estatísticas ofensivas da equipe paulista perpassam pelos pés de um homem-gol: o centroavante Chico da Costa, recém-chegado, que vem sendo o diferencial da equipe nas últimas rodadas.

São quatro gols em cinco jogos, com média de 0,80 gol por partida, superior às atingidas por jogadores badalados como Kaio Jorge, atacante do Cruzeiro, que tem 13 gols em 17 partidas (média de 0,76 por jogo); e Arrascaeta, meia do Flamengo, que tem 10 gols em 15 jogos (média de 0,66).

Contratado em 14 de julho, durante a paralisação do Campeonato Brasileiro, o atacante de 30 anos marcou três vezes nos seus primeiros três jogos.

Fez o primeiro gol pelo Mirassol contra o Palmeiras. No jogo seguinte, contra o Santos, voltou a balançar as redes, e repetiu a dose contra o Ceará. Nesse sábado (2/8), contra o Vasco, teve mais um.

Carreira de Chico da Costa

O artilheiro já passou por clubes de México, Bolívia, Paraguai. Desconhecido do público brasileiro, ele atua por clubes estrangeiros desde 2017, ano em que se transferiu para o futebol mexicano – passou por Inter Playa, Venados, Atlante e Querétaro.

Em 2021 teve rápida passagem pelo futebol paraguaio, no Sol de América, mas se destacou consideravelmente em 2022, ano em que chegou ao Bolívar-BOL. Pelo clube boliviano foram 52 gols em 82 jogos.

Um desses tentos foi marcado em duelo com o Flamengo, em vitória do time boliviano sobre a equipe carioca, por 2 a 1, pela Libertadores de 2024.

Antes de retornar ao Brasil, Chico ainda passou por Atlético Nacional-COL e Cerro Porteño-PAR, clubes tradicionais do continente sul-americano.

Mirassol na Série A

Em campanha surpreendente, o Mirassol tem a sexta melhor defesa do campeonato (com 16 gols sofridos) e se posiciona na quinta colocação no torneio nacional.

Na Série A de 2025, a equipe paulista coleciona bons resultados contra clubes tradicionais do futebol nacional. O Leão superou Grêmio (4 a 1), Corinthians (2 a 1), São Paulo (2 a 0), Santos (3 a 0) e Vasco (3 a 2).

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Mirassol tem 63,1% de chance de se classificar para a Libertadores. 

Ainda conforme a UFMG, a equipe que somar 61 pontos no Brasileirão tem 99% de probabilidade de disputar o torneio continental no ano que vem. Nesse sentido, o Mirassol precisa contabilizar 33 pontos nas 22 partidas restantes (50% de aproveitamento).

O time do interior de São Paulo tem a maior invencibilidade do campeonato. Está há nove partidas sem perder e vem de duas vitórias seguidas: na 17ª rodada, contra o Ceará (2 a 0), e na 18ª rodada, diante do Vasco (3 a 2). 

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...