Superação: Emerson Royal quase largou o futebol antes de brilhar no Flamengo

Superação: Emerson Royal quase largou o futebol antes de brilhar no Flamengo

3 minutos 08/09/2025

Rio de Janeiro, RJ, 8 (AFI) – O Flamengo aposta na experiência e talento de Emerson Royal, recém-chegado ao clube para reforçar a lateral-direita. O jogador, que quase abandonou o futebol após ser dispensado por São Paulo e Grêmio na base, reencontrou o bom futebol na Ponte Preta e agora busca espaço no elenco rubro-negro em meio ao Brasileirão.

Em 2015, Royal chegou desacreditado ao sub-17 da Macaca, mas ganhou confiança sob o comando de Elio Sizenando, então treinador da equipe. “Ele chegou no último ano de sub-17. Já tinha um biotipo interessante, me chamou atenção a passada larga e a chegada ao fundo. Mas tinha um complexo de ter tido duas dispensas e estava um pouco traumatizado”, contou Elio, hoje à frente do Figueirense.

O técnico foi peça-chave para o crescimento do lateral, principalmente ao apoiar Royal durante uma lesão no braço. “Quando ele chegou para jogar com a gente, ele quebrou o braço. Ficou muito preocupado, e eu assegurei que ele não seria dispensado. Era para ele continuar trabalhando, que ele seria titular na Taça BH comigo. Ele ganhou confiança e ficou muito grato por isso. Deu um up na carreira dele”, relembrou o treinador.

EMERSON ROYAL NO FLAMENGO

Depois de chamar atenção na Copa Santiago de 2016, quando deu duas assistências no empate por 2 a 2 com o Grêmio, Royal foi convocado para a base da Seleção. Pouco tempo depois, seguiu para o Atlético-MG e, em 2018, foi negociado com o Real Betis, da Espanha. Na Europa, vestiu as camisas de Barcelona, Tottenham e Milan antes de retornar ao Brasil em julho de 2025.

Contratado por 9 milhões de euros (R$ 58,7 milhões), Royal soma cinco jogos com a camisa do Flamengo, sendo três como titular. O lateral ainda está em fase de adaptação ao estilo de jogo de Filipe Luís, enquanto disputa posição com Varela, que voltou da seleção uruguaia com uma pubalgia.

BRASILEIRÃO E NOVA CHANCE

Elio Sizenando segue acompanhando o ex-pupilo de perto: “O Emerson tem muita coisa boa, defende muito bem, tem bom jogo de cabeça, chega bem na área. Evoluiu dentro do que eu esperava. Quando ele faz algo errado, também chamo a atenção dele de longe. Ele me liga, a gente se fala sempre, relação muito boa. Fico feliz por ter ajudado um atleta a chegar no mais alto nível. Estar hoje em um dos maiores clubes do mundo não é para qualquer um. Fico muito contente, é um dos meninos que passou por mim. Deu certo não só como jogador, mas é um baita ser humano também.”

Após alguns dias de folga, o elenco do Flamengo voltou aos treinos na última sexta-feira. Royal aproveitou a pausa para realizar fisioterapia em Americana, interior de São Paulo, e pode ser titular no próximo compromisso contra o Juventude, pelo Brasileirão.

ERICK PULGAR AVANÇA EM RECUPERAÇÃO E FLAMENGO TREINA NO NINHO

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...