Técnico do Fortaleza, Palermo já foi anulado pelo Atlético quando era astro do Boca

Técnico do Fortaleza, Palermo já foi anulado pelo Atlético quando era astro do Boca

2 minutos 11/11/2025

O confronto entre Atlético e Fortaleza, nesta quarta-feira (12/11), na Arena MRV, marcará o reencontro de Martín Palermo com seu antigo algoz. Há 25 anos, o técnico do Leão do Pici esteve no gramado do Mineirão como a maior estrela do Boca Juniors. As memórias daquela noite de 1º de novembro de 2000, em Belo Horizonte, não são boas para o argentino.

Maior artilheiro da história do Boca Juniors, com 237 gols, Palermo é uma figura mítica para os Xeneizes. Mas diante do Galo, o matador veio ao Mineirão e passou em branco.

O jogo foi disputado pelas quartas de final da extinta Copa Mercosul. Diante de 15.400 torcedores no Gigante da Pampulha, o Atlético então comandado por Nêdo Xavier, com Velloso, Caçapa, Marques e Guilherme, recebeu o poderoso Boca de Palermo, Schelotto, Bermúdez e Óscar Córdoba, do técnico Carlos Bianchi.

Apesar do peso da camisa argentina, quem brilhou foi o Galo. Palermo, camisa 9 daquele time, foi anulado pela defesa atleticana. O Atlético venceu por 2 a 0, com gols de Marques e do argentino Diego Capria – de falta -, e abriu uma vantagem crucial no mata-mata.

A classificação histórica do Galo

A história daquele confronto não terminou no Mineirão. O feito do Atlético se tornou ainda maior uma semana depois, em La Bombonera. O Galo segurou a pressão do Boca em Buenos Aires e conquistou um empate heroico por 2 a 2.

Com o resultado, o Atlético eliminou o time de Martín Palermo da competição continental, avançando para as semifinais. Na fase seguinte, a campanha alvinegra terminaria, sendo o time eliminado pelo Palmeiras. Ainda assim, a classificação sobre aquele poderoso Boca Juniors ficou marcada na história alvinegra.

Agora, um quarto de século depois, Palermo retorna a Belo Horizonte. Ele não vestirá mais o uniforme azul e ouro e nem será a referência no ataque. Desta vez, ele estará na área técnica, comandando o Fortaleza, buscando um resultado que, como jogador, ele não conseguiu obter contra o Galo.

Atlético x Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro

Atlético e Fortaleza medem forças nesta quarta-feira (12/11), a partir das 20h30. O jogo, que será disputado na Arena MRV, é uma partida atrasada da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, originalmente adiada devido aos compromissos do Galo nos playoffs da Copa Sul-Americana em julho.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...