Textor definirá novo diretor da Eagle e já tem candidatos

Textor definirá novo diretor da Eagle e já tem candidatos

2 minutos 08/10/2025

Rio de Janeiro, RJ, 8 (AFI) – O Botafogo segue em clima de decisão nos bastidores. Após a saída de Christopher Mallon, John Textor confirmou que continua à frente do clube e será o responsável por escolher o novo diretor independente da Eagle. O substituto terá o papel de fiscalizar as finanças dos clubes do grupo, incluindo o Glorioso.

Por contrato, a Ares, empresa que financiou a compra do Lyon, pode indicar até três nomes para Textor escolher o novo diretor. Os primeiros candidatos apresentados são os empresários Stephen Welch e Justin Le Fort.

O americano vai entrevistar ambos nos próximos dias e, caso não aprove, pode solicitar um terceiro nome para avaliação. A expectativa é que a definição aconteça até o dia 16, quando Mallon deixa oficialmente o cargo.

NOVO DIRETOR

Mallon havia sido contratado em abril para ajudar a reerguer o Lyon, que vivia situação delicada no futebol francês. O dirigente britânico atuou nas contas do clube e evitou o rebaixamento na França. A ideia inicial da Eagle era trazer Mallon para o Botafogo, analisando contratos da SAF, mas Textor não aprovou a movimentação.

O processo de escolha do novo diretor não tem relação com a aproximação entre João Paulo Magalhães Lins, presidente do clube social, e a Eagle. Conforme o contrato de acionistas assinado em 2022, todas as mudanças passam pelo aval de Textor, que detém a maioria das ações e a palavra final.

STEPHEN WELCH E JUSTIN LE FORT

Stephen Welch é natural de Atlanta, nos Estados Unidos, e começou sua carreira no mercado financeiro após formação inicial em medicina. Atuou em empresas como Humanscale, Eclipse, Merril Lynch e Morgan Stanley, chegando ao cargo de vice-presidente. Atualmente é sócio da Crownmark, empresa voltada para planejamento financeiro e aposentadoria.

Já Justin Le Fort, londrino, possui mestrado em economia pela Universidade de Edimburgo e integra o Instituto de Contadores Públicos da Inglaterra e País de Gales. Com passagens por grandes empresas e entidades, ele é atualmente diretor financeiro do Grover, especializada em aluguel de eletrônicos.

A presença ativa de Textor na escolha pode fortalecer os laços entre Botafogo e Eagle, mesmo sem ter sugerido os nomes. O dirigente mantinha boa relação com Mallon nos bastidores, apesar das divergências entre a SAF e a empresa.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...