Textor exalta ex-técnico de Cruzeiro e América: ‘Merece grande elogio’

Textor exalta ex-técnico de Cruzeiro e América: ‘Merece grande elogio’

2 minutos 03/10/2025

Proprietário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, o empresário estadunidense John Textor rasgou elogios ao técnico Enderson Moreira. O dirigente exaltou o ex-comandante de clubes como América e Cruzeiro pelo papel desempenhado à frente do Glorioso.

“Este homem merece um grande elogio. Com a contribuição dele, nós construímos um campeão do Brasil, um campeão da América do Sul e reconhecimento no top 5 clubes do mundo. Obrigado, Enderson!”, postou Textor no Instagram, nessa quinta-feira (2/10).

Textor fez menção à passagem de Enderson Moreira no Botafogo. O treinador chegou ao clube em 2021. Na ocasião, o time ocupava a 15ª colocação da Série B do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos em 12 jogos, e estava a 13 do líder Náutico.

Com Enderson no comando, o Botafogo reagiu, teve cerca de 73% de aproveitamento dos pontos dali em diante e conquistou o título da competição – e, por consequência, o acesso à Série A.

O técnico se manteve no cargo no início da temporada seguinte, mas caiu quando Textor se preparava para assumir a SAF do clube. Por decisão do estadunidense, o Botafogo demitiu Enderson e contratou o português Luís Castro.

Nos anos seguintes, o time carioca voltou a brigar por grandes títulos nacionais e internacionais. O auge foi em 2024, quando o Botafogo foi campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, o que colocou o clube entre os cinco melhores do ano no prêmio da Bola de Ouro, da revista francesa France Football – feitos mencionados por Textor na mensagem a Enderson.

Enderson em América e Cruzeiro

Mineiro de Belo Horizonte, Enderson Moreira tem uma relação antiga com América e Cruzeiro. O treinador passou pelas categorias de base da Raposa no início da carreira até que, em 2008, deu o primeiro salto ao profissional em outra equipe de Minas Gerais: o Ipatinga, da cidade homônima.

Passou pelo América em 2009, entre 2016 e 2018 e novamente em 2025. No Cruzeiro, a única experiência na equipe de cima foi em 2020, ano seguinte ao rebaixamento à Série B.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...