Tite admite erro em estratégia ao indicar problema do Cruzeiro em goleada

Tite admite erro em estratégia ao indicar problema do Cruzeiro em goleada

3 minutos 30/01/2026

Irreconhecível em campo, o Cruzeiro sofreu diante do Botafogo especialmente no segundo tempo e perdeu por 4 a 0, nessa quinta-feira (29/1), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Comandante da Raposa, Tite identificou um problema crucial do grupo e admitiu erro na estratégia adotada no início da temporada.

Na visão do comandante, a equipe considerada titular está sem ritmo de jogo. Ele reconheceu que isso se deve ao método adotado pela comissão técnica de preservar os principais atletas nos primeiros compromissos. Em 2026, o Cruzeiro fez seis jogos, cinco pelo Campeonato Mineiro e um pelo Campeonato Brasileiro. Nesses, a torcida assistiu aos titulares apenas três vezes: contra Uberlândia (vitória por 5 a 0), Atlético (derrota por 2 a 1) e Botafogo (derrota por 4 a 0)

“Talvez o erro maior nas reflexões agora que eu estou observando e foi a estratégia que entendi ser a mais importante de preservação da equipe. A retomada de ritmo dela é o mais importante. Poderia ter jogado mais jogos mesmo correndo risco maior de lesão. Poderia ter jogado mais jogos, estaria mais ritmada. Para apressar o processo de voltar a ter um comportamento e um ritmo melhor como ano passado”

Tite, técnico do Cruzeiro

O que aconteceu, Tite?

O treinador expressou inconformidade com o placar e expôs análise do duelo. Na visão de Tite, o Cruzeiro perdeu o controle da partida após sofrer o segundo tento.

O volante Danilo abriu o placar para o Botafogo aos dois minutos da etapa final. Aos 27, o meio-campista Gerson alegou dores na posterior da coxa direita e deixou o gramado de maca. A Raposa não agiu imediatamente para substitui-lo e, com um homem a menos, sofreu outro, dessa vez do atacante Matheus Martins.

Depois da celebração dos visitantes, Tite mexeu. Tirou Gerson, Jonathan Jesus (zagueiro) e Lucas Romero (volante) e acionou Kaique Kenji (atacante), João Marcelo (zagueiro) e Matheus Henrique (volante), respectivamente. Pouco adiantou, sem fôlego e desestruturado defensivamente, o Cruzeiro levou mais dois tentos, de Danilo e Artur.

“O que aconteceu, placar dilatado, foi determinante o segundo gol. No momento que estávamos fazendo a substituição, o Jonathan sentiu, não ia sair, e o árbitro apressou. Contenho, seguro, porque tinha que fazer essa substituição e ia mudar, entrar o João, e dá o segundo gol. A partir daí vira outro jogo. A grandeza do Cruzeiro não permite um placar tão dilatado”, explicou o treinador.

Próximos passos: aceitar críticas e entregar resultado

Diante do cenário, Tite não vê outra saída a não ser aceitar os julgamentos e entregar resultado positivo: “Primeiro, a persistência e a resiliência são fundamentais no futebol. Absorver os erros, as críticas. Estamos expostos e temos que ter a grandeza de entender as críticas. A dor que o torcedor está sentindo, compreendo, estou sentindo também. A única forma de reverter é melhorando resultados, isso se transfere para o próximo jogo”.

Por fim, o treinador voltou a lamentar a falta de ritmo: “O ritmo eu volto a bater. Daqui a pouco, uma equipe mais rodada, estrategicamente colocada, jogando mais, estaria num estágio melhor. E eu preservei, talvez pela própria saúde de alguns. Mais alguns outros aspectos, como efetividade. Ela tomou um gol e continuou pressionada, perto de fazer o empate. Depois do segundo, sim”.

Próximos jogos do Cruzeiro

A torcida do Cruzeiro esperava uma resposta no Brasileiro devido à campanha ruim no Campeonato Mineiro. A vida da Raposa no Estadual não é confortável: ocupa a segunda posição do Grupo C, com seis pontos, e, nesse momento, não tem vaga garantida nas semifinais.

O Cruzeiro joga novamente neste domingo (1º/2), às 20h, diante do Betim, na Arena Vera Cruz, na cidade homônima, pela sexta rodada do Mineiro – com time titular, garantiu Tite. Depois, os celestes voltam as atenções à Primeira Divisão na próxima quinta-feira (5/2), às 21h30, contra o Coritiba, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...