Tite estreia no Cruzeiro contra protagonista dos principais títulos da carreira do técnico

Tite estreia no Cruzeiro contra protagonista dos principais títulos da carreira do técnico

3 minutos 10/01/2026

O início da noite deste sábado (10/1), no Mineirão, não marca apenas o início da era Tite no Cruzeiro e a temporada de 2026. O duelo em Belo Horizonte também chama a atenção pelo encontro especial entre o técnico da Raposa e Danilo, atual comandante do Pouso Alegre e protagonista dos principais títulos da carreira do treinador celeste.

O duelo válido pela primeira rodada do Campeonato Mineiro, às 18h30, terá um sabor inusitado para os torcedores do Corinthians. Rivais na área técnica neste primeiro jogo de 2026, Danilo e Tite conquistaram Campeonato Brasileiro (duas vezes), Copa Libertadores, Mundial de Clubes e Recopa Sul-Americana na década passada – atual goleiro celeste, Cássio também participou dessas glórias.

Tite e Danilo pelo Corinthians

Rivais neste sábado (10/1), Tite e Danilo iniciaram uma trajetória vitoriosa em 2010, quando o treinador chegou no fim da temporada e encontrou o então meio-campista, que tinha 31 anos na época. A história entre eles começou a se tornar emblemática e muito vitoriosa logo no ano seguinte.

Em 2011, mesmo com a traumática eliminação para o Tolima-COL, antes mesmo da fase de grupos da Copa Libertadores, o Timão ressurgiu e terminou o ano como campeão do Brasileirão. Na temporada, Danilo fez quatro gols e deu incríveis 12 assistências. Na Série A, foram 11 passes para gol, e ele foi o líder no ranking da competição.

Já o ano seguinte foi o ápice da dupla. O Corinthians bateu o Boca Juniors na decisão da Copa Libertadores e se tornou campeão continental pela primeira e única vez. No torneio, Danilo marcou quatro gols e deu três assistências. E esses números contaram com a marca registrada do jogador decisivo: uma bola na rede eliminou o Santos de Neymar na semifinal e um passe para gol foi para Emerson Sheik abrir o placar da segunda partida da final diante do Boca Juniors.

Tite e Danilo pelo Corinthians em dezembro de 2012 - (foto: AFP PHOTO/Toru YAMANAKA)
Tite e Danilo pelo Corinthians em dezembro de 2012(foto: AFP PHOTO/Toru YAMANAKA)

Já no Mundial de Clubes, o atacante Paolo Guerrero fez os gols do Corinthians nas vitórias sobre Al-Ahly-EGI e Chelsea-ING, porém Danilo não decepcionou Tite. No gol da vitória diante dos ingleses, o meio-campista limpou um marcador, chutou e foi bloqueado de forma que a bola sobrou para o centroavante peruano cabecear corretamente e garantir o último título de um time não europeu no torneio. Em 2012, o atleta terminou o ano com 11 gols e cinco assistências.

A parceria entre Tite e Danilo ainda seguiu por 2013, ano dos títulos do Campeonato Paulista e Recopa Sul-Americana, e voltou em 2015 e 2016, quando o técnico retornou ao Corinthians e conquistou novamente o Brasileirão. Ou seja, foram seis títulos dos profissionais que, uma década depois, se enfrentarão em outros contextos e distantes do time alvinegro de São Paulo.

A dupla no Campeonato Mineiro

Enquanto Tite estreará no Cruzeiro no duelo deste sábado (10/1), já que foi contratado em dezembro após a saída de Leonardo Jardim, Danilo fará a primeira partida como técnico profissional.

O comandante do Pouso Alegre, que é nascido em São Gotardo, cidade mineira do Alto Paranaíba, até foi campeão da Copinha pelo Corinthians, em 2024, mas está no primeiro trabalho com “adultos”. E ao No Ataque, o ex-meia falou sobre a expectativa para o Estadual.

“A expectativa é a melhor possível. Sabemos que o Campeonato Mineiro é curto e está entre os quatro mais disputados do Brasil, então não vai ser fácil. Mas é vivendo jogo a jogo. Temos a estreia contra o Cruzeiro, que é um jogo no Mineirão, fora de casa, então acho que é fundamental a gente iniciar bem, trazendo um bom resultado de lá. Enfim, as expectativas são as melhores possíveis de fazer um grande campeonato”, destacou Danilo.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...