Tite explica Gerson na vaga de Christian em derrota do Cruzeiro: ‘Não é invenção’

Tite explica Gerson na vaga de Christian em derrota do Cruzeiro: ‘Não é invenção’

3 minutos 30/01/2026

Quando o Cruzeiro contratou Gerson, a torcida se perguntou em qual espaço do campo o meio-campista atuaria e na vaga de quem. Nessa quinta-feira (29/1), na derrota por 4 a 0 para o Botafogo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Tite deu ao reforço a segunda oportunidade como titular. Dessa vez, atuou na vaga do volante Christian, pela ponta direita. Ao fim da partida, ainda no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o treinador celeste explicou a escolha.

Christian se tornou titular da Raposa atuando pela ala direita ainda em 2025, sob o comando de Leonardo Jardim – foram cinco gols e quatro assistências em 47 jogos. Além de ter qualidade na criação, o volante exibe as características defensivas ao ajudar o lateral no momento da recomposição. Nesta temporada, ele marcou dois tentos em quatro partidas.

Gerson também pode atuar como segundo volante, auxiliando na criação. Caso Tite mantenha o esquema 4-2-3-1 e faça questão do meio-campista no time titular, quem perde espaço é Lucas Silva, outro pilar na equipe celeste. Sendo assim, qualquer decisão do comandante geraria reação da torcida. Diante do Botafogo, o treinador optou por sacar Christian – o que não agradou parte dos fãs.

Na visão de Tite, Gerson entrega mais criatividade à equipe quando atua pela ponta direita, mas ainda carece de entrosamento. O técnico ainda abriu conversa que teve com Christian e manifestou desejo de contar com o camisa 88 na faixa central do gramado para auxiliar nas construções.

“(Intenção de colocar o Gerson na ponta) foi de ter mais um jogador que divide articulação com o (Matheus) Pereira. É a função onde o Gerson mais produz e, também, há um processo todo de entrosamento. Normal e natural. O Christian foi adaptado ali e bem, e coloquei isso a ele, porém a sua função de origem é meio-campista mais atrasado, box-to-box, segundo meio-campista, às vezes um externo com liberdade maior. Não é invenção, é tentar dar mais posse de bola e senso criativo a ele”

Tite, técnico do Cruzeiro

Gerson seguirá como titular?

Gerson ganhou marcação especial do Botafogo e, justamente por isso, teve dificuldades de receber a bola de frente para o ataque e progredir com qualidade. Ainda assim, deixou boa impressão quando conseguiu escapar dos adversários. Resta saber se o meio-campista seguirá na equipe titular e na vaga de quem.

O reforço deixou o gramado do Nilton Santos aos 27 minutos do primeiro tempo, alegando dores na posterior da coxa direita. De acordo com o Cruzeiro, não passou de câimbras. Portanto, a tendência é que o camisa 11 esteja à disposição para o próximo compromisso.

Tite deixou claro que precisa corrigir a rota: deixar de poupar no início da temporada e acionar com mais frequência a equipe principal, visto que identificou falta de ritmo. Assim, a torcida celeste deve testemunhar time parecido diante do Betim, neste domingo (1º/2), às 20h, na Arena Vera Cruz, na cidade homônima, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...