Vasco x Cruzeiro: Jardim já criticou trabalho de Diniz abertamente

Vasco x Cruzeiro: Jardim já criticou trabalho de Diniz abertamente

3 minutos 26/09/2025

A 25ª rodada do Campeonato Brasileiro colocará o Cruzeiro do técnico Leonardo Jardim frente a frente com o Vasco de Fernando Diniz. O último trabalho do treinador cruz-maltino havia sido no clube celeste, do qual foi demitido em janeiro.

Apesar de nunca ter citado Diniz, Jardim já fez críticas implícitas a sua passagem no Cruzeiro. Em mais de uma oportunidade, o comandante falou que encontrou a equipe ‘destreinada’ e com características que não o agradam.

Vasco e Cruzeiro se enfrentarão no sábado (27/9), a partir das 18h30, em São Januário, no Rio de Janeiro. Na sexta rodada, em abril, os cariocas perderam por 1 a 0 para os mineiros, mas o técnico era Fábio Carille.

Crítica ao estilo de jogo de Diniz

Em agosto, Jardim criticou nas entrelinhas o estilo de jogo de Diniz. Ele demonstrou sua opinião durante comentário sobre a porcentagem de posse do time do Cruzeiro.

Sob o comando de Diniz, o Cruzeiro era conhecido por sempre ter a posse de bola e trocar muitos passes no campo de defesa. ele treinou a Raposa em 18 jogos oficiais e conseguiu quatro vitórias, sete empates e sete derrotas (35,2% de aproveitamento).

O que Jardim disse sobre o estilo de jogo de Diniz?

Jardim disse: “O importante da posse é se ela é estéril ou não. Porque uma posse de zagueiro para lateral, e lateral para zagueiro, não serve.”

“Vocês sabem que, antes de eu chegar aqui, o Cruzeiro era uma equipe com uma posse muito alta. E essa posse é significativa de jogar bem ou de atacar? Não”

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

“Então, qual a importância da posse? Se você me disser que a posse é dentro do meio-campo adversário e entre as linhas, top. Agora, a bola para goleiro, para lateral, para zagueiro, (não serve)”, opinou o comandante celeste.

Como deve ser a posse de bola para Jardim?

Nessa mesma entrevista coletiva, Jardim deu detalhes de como acredita que deve ser o comportamento do time com a posse e o objetivo final.

“Posse, para mim, tem que ser construtiva e agressiva. Construir (o jogo ofensivo) e jogar dentro do meio-campo adversário. Isso, para mim, é importante. E, quando vocês falam posse, é o pacote inteiro, incluindo passe de zagueiro para lateral.”

“É por isso que as outras equipes têm mais posse, porque quando a gente está ganhando, os deixamos com a bola e vamos descansando as costas (risos)”, finalizou.

Jardim disse que encontrou jogador ‘destreinado’ no Cruzeiro

Em maio, Jardim falou sobre a situação em que encontrou o zagueiro Lucas Villalba no Cruzeiro. Ele afirmou que o jogador vinha sendo muito criticado porque estava ‘destreinado’ de sua chegada ao clube.

“O Villalba, no início do ano, era um dos jogadores mais criticados por todo mundo porque estava destreinado. Ele estava totalmente destreinado. Hoje em dia é outro jogador, ele está treinado.

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

Jardim voltou a falar sobre a situação em que encontrou Villalba durante uma entrevista coletiva em julho: “Vocês sabem, quando eu cheguei aqui, Villalba tinha jogado apenas 17 minutos, estava totalmente destreinado”, iniciou o técnico.

“Aos poucos, tem evoluído na equipe, como outros. Ele tem aumentado sua condição e a qualidade de jogo. Para nós, é fundamental que nossos jogadores se sintam e trabalhem bem para, depois, no campo, mostrarem suas competências”, ressaltou.

Aproveitamento de Jardim no Cruzeiro

O Cruzeiro está na segunda posição do Campeonato Brasileiro e se classificou à semifinal da Copa do Brasil. A Raposa enfrentará o Corinthians no torneio mata-mata.

Comandante celeste, Jardim tem 21 vitórias, dez empates e oito derrotas em 39 partidas oficiais (62,4% de aproveitamento).

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...