Vitória aposta em jovens e reformula base na Série A 2025

Vitória aposta em jovens e reformula base na Série A 2025

2 minutos 10/09/2025

Salvador, BA, 10 (AFI) – O Vitória vem passando por uma verdadeira reformulação nas categorias de base durante o Brasileirão Série A 2025. Até o momento, apenas três jogadores formados no clube entraram em campo pela elite nacional, com dois deles fazendo suas estreias nas rodadas mais recentes. Sob o comando de Rodrigo Chagas, agora efetivado após passagem pelo sub-20, o clube promete tratar a base como prioridade.

Entre os crias da Toca que atuaram nesta temporada estão o goleiro Lucas Arcanjo, o lateral-direito Paulo Roberto e o volante Wendell. Arcanjo, de 27 anos, é titular desde 2021, ficando fora apenas da estreia em 2025. Ele soma 1.890 minutos e sofreu 30 gols. Wendell, de 20 anos, foi titular na derrota para o Flamengo no Maracanã, atuando por 67 minutos. Já Paulo Roberto, de 19 anos, entrou no jogo contra o Atlético-MG, ficando 52 minutos em campo antes de ser substituído por dores no tornozelo.

BASE DO VITÓRIA NO BRASILEIRÃO

Wendell não foi relacionado para o duelo seguinte ao Flamengo, enquanto Paulo Roberto, que ganhou a vaga devido a lesões em outros atletas da posição, recebeu elogios do treinador após a vitória sobre o Galo. Rodrigo Chagas destacou a força e personalidade do jovem lateral, ressaltando que o perfil encaixa com o que o Vitória busca no elenco.

Chagas, com três passagens pelo comando técnico do clube, tem história na base rubro-negra e afirmou após a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG: “Tentamos resgatar essa personalidade com os atletas da base. Não só Paulo [Roberto], temos outros garotos com potencial de estarem no elenco no futuro”. O treinador também citou nomes como Alejandro Almaraz e Alexsandro Faísca como futuros candidatos a espaço no profissional.

JOVENS PROMESSAS EM DESTAQUE

Alejandro Almaraz, argentino de 18 anos, está emprestado pelo Nueva Chicago até 2026 e já fez quatro jogos como titular no sub-20 do Vitória. Alexsandro Faísca, atacante canhoto de 19 anos, passou por PSTC, Fluminense, Novorizontino e Samtredia antes de chegar ao Leão, onde marcou dois gols em 16 partidas profissionais e vem se destacando sob o comando de Chagas.

Outro nome observado é Edenilson, volante de 20 anos, que já treinava com o principal e fez 15 jogos como profissional após empréstimo ao Itabuna. Lucas Lohan, meia de 19 anos, soma 23 jogos e 11 gols entre sub-20 e sub-23, além de experiências em Flamengo, Audax Rio e Osasco Audax. O zagueiro Kauan, 18 anos, está na fase de transição após cirurgia no tornozelo, com dois jogos no profissional e 12 no sub-20 em 2025.

A próxima oportunidade de ver mais uma joia da base em ação será neste sábado, às 16h, quando o Vitória encara o Fortaleza pela 23ª rodada da Série A, em duelo direto contra o rebaixamento no Castelão.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...