Vitória usa Data Fifa para ajustar time antes do clássico Ba-Vi

Vitória usa Data Fifa para ajustar time antes do clássico Ba-Vi

2 minutos 07/10/2025

Salvador, BA, 8 (AFI) – O Vitória inicia uma preparação especial durante a Data Fifa para encarar o Bahia no clássico Ba-Vi, marcado para o dia 16 de outubro, no Barradão. Após a derrota por 2 a 1 diante do Vasco, o técnico Jair Ventura terá, pela primeira vez, dez dias livres para ajustar o time rubro-negro no Brasileirão Série A 2025.

Esse período sem jogos chega em boa hora para o comandante, que até agora vinha trabalhando com intervalos curtos entre as partidas.

Ventura chegou ao Leão no fim de setembro e, em seus primeiros compromissos, praticamente não teve tempo para treinos, recorrendo a vídeos e conversas para implementar suas ideias.

VITÓRIA BUSCA SOLUÇÕES

Com a pausa, o treinador vai poder consolidar o esquema com três zagueiros, novidade desde sua chegada, além de definir o substituto de Lucas Halter, suspenso após expulsão contra o Vasco. Neris e Edu disputam a vaga no sistema defensivo do Vitória.

O período de treinos também promete ser importante para testar variações táticas. Ventura já alternou formações recentes, como ao lançar um atacante após estar atrás no placar contra o Grêmio, quando o Leão perdeu por 3 a 1. Contra o Ceará, a equipe manteve o 5-4-1 após abrir o marcador cedo e confirmou a vitória.

DESAFIOS

As laterais seguem como ponto de atenção. Pela esquerda, Ramon e Maykon Jesus não conseguiram se firmar. Já na direita, Raúl Cáceres, apesar de marcar gol frente ao Vasco, voltou a cometer erros e soma atuações irregulares, com Claudinho e o jovem Paulo Roberto como alternativas.

Outro foco é a recuperação de Matheuzinho. O meia, destaque do ano anterior na Série A, enfrenta problemas físicos e perdeu espaço. Em 2025, tem apenas duas assistências e quatro gols, com dois deles no atual Brasileirão.

Jair Ventura destacou: “Quando eu cheguei Matheuzinho estava vindo de lesão, então a análise vai sempre ser jogo a jogo. Posso precisar de um camisa dez ou de características diferentes. São mais de 40 atletas e vou tratar todos iguais. Ele não vai ser tratado diferente por ser um camisa dez”.

O técnico reforçou: “Ninguém tem vaga garantida. Nem o camisa dez, nem o sete, nem o nove. Se o cara entrar e mudar o jogo, vai ser titular. A avaliação vai sempre ser jogo a jogo, com estratégia”.

Com mais um dia de descanso nesta terça, o Vitória retoma os treinos na quarta-feira, buscando soluções para chegar forte no clássico contra o Bahia pelo Brasileirão.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...