Início » Vitória x Atlético: onde assistir, horário e escalações no Brasileiro
A má fase fez parte do noticiário de Vitória e Atlético. E os clubes tentarão se recuperar em um confronto no Barradão, em Salvador. Neste domingo (31/8), às 18h30, o Leão da Barra receberá o Galo, em duelo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Veja abaixo mais detalhes da partida, como onde assistir, as prováveis escalações, a arbitragem e mais.
E foi justamente na Série A que iniciou a tensão nos donos da casa. O Vitória sofreu uma derrota por 8 a 0 para o Flamengo na segunda-feira (25/8), no Maracanã, e se afundou na zona de rebaixamento do Brasileirão: está com 19 pontos em 21 jogos disputados, na 18ª colocação. Já o Atlético está um pouco à frente, na 12ª posição, com 24 pontos em 19 partidas, mas enfrenta problemas oriundas de outra competição: a Copa do Brasil.
A última semana do Atlético não foi nada tranquila. Na quarta-feira (27/8), o time perdeu o clássico para o Cruzeiro por 2 a 0, na Arena MRV, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. Dois dias depois, na sexta-feira (29/8), Cuca deixou o cargo de treinador. Por fim, após mais dois dias, o Galo voltará a campo, mas ainda sem um treinador efetivo.
O clube alvinegro será comandado por Lucas Gonçalves, e o técnico até tem um bom rendimento no comando do Atlético. Acionado em seis partidas como interino entre 2021 e 2024, o profissional tem cinco vitórias e uma derrota, tendo assim um aproveitamento de 83,3%.
Esses bons números poderão fortalecer uma máxima no futebol: a do fato novo. A troca de técnico em qualquer time provoca a esperança de resultados melhores graças à alteração. E o Atlético tem apresentado um rendimento melhor nos jogos seguintes, como mostra o levantamento feito pelo No Ataque dos três compromissos posteriores à saída de treinadores desde 2020.
Esse capítulo com Cuca é a nona saída de um técnico atleticano desde 2020. E é possível dizer que os números melhoram após as mudanças, mesmo que, em alguns casos (como em 2021, 2022 e, em partes, em 2024), as trocas tenham sido realizadas ao fim da temporada, ou seja, os jogos seguintes foram apenas no ano posterior.
Nesses 24 jogos disputados após trocas de técnicos desde 2020, o Atlético venceu 13 vezes, empatou oito partidas e só perdeu três duelos. O aproveitamento nesse “fato novo” entre 2020 e 2025 foi de 65,2%.
Porém, os números pioram de forma considerável ao excluir os jogos de Campeonato Mineiro. Em um cenário como o atual, já que o Atlético está em meio às disputas de Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, o aproveitamento do Galo foi de apenas 37,5% após trocar o comandante, já que são duas vitórias, três empates e três derrotas.
O duelo entre Vitória e Atlético, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, terá transmissão exclusiva do Premeire (pay-per-view).
A última partida do Vitória deixou marcas não só no torcedor, mas também no comando da equipe. Após sofrer 8 a 0 para o Flamengo na segunda-feira (25/8), o Leão da Barra demitiu o técnico Fábio Carille, e Rodrigo Chagas assumiu como interino. Ele é ídolo enquanto jogador e estava no comando do time sub-20.
Justamente por isso, uma promessa do interino foi que Paulo Roberto, lateral-direito da base, será titular, já que Raúl Cáceres e Claudinho não têm condições de jogo. Anteriormente, Carille estava improvisando atletas na posição, como o zagueiro Edu e o atacante Lucas Braga, sem apostar no atleta de 19 anos.
Além dessa mudança, Rodrigo Chagas conta com dois retornos no meio-campo: Matheuzinho e Baralhas foram liberados pelo departamento médico nesta semana, treinaram normalmente e devem voltar ao time titular do Vitória. Já o volante Dudu, que voltou após empréstimo à Ponte Preta, foi até apresentado, mas ainda não tem condições de jogo por não estar registrado no Boletim Informativo Diário (BID).
Também sob comando de um interino – Lucas Gonçalves substitui Cuca -, o Atlético divulgou a lista de relacionados para o duelo com o Vitória com uma grande novidade: o retorno de Dudu. Embora tenha atuado em outras competições, o atacante cumpriu suspensão nas últimas seis partidas do Brasileiro devido às ofensas em rede social a Leila Pereira, presidente do Palmeiras.
Além de Dudu, o Galo tem outros três reforços em relação à última partida da Série A. Diante do São Paulo, Junior Alonso, Hulk e Cuello cumpriram suspensão automática e ficaram fora, retornando uma semana depois. Enquanto a equipe alvinegra conta com esses quatro retornos, o Atlético segue com sete desfalques por questões físicas.
Os defensores Saravia (trauma na perna direita), Lyanco (lesão na coxa esquerda) e Ruan Tressoldi (condicionamento físico), o volante Patrick Silva (fratura na região lombar) e os atacantes Bernard (cirurgia odontológica), Cadu (cirurgia no joelho direito) e Caio Maia (cirurgia no joelho direito) estão entregues ao departamento médico. Além deles, Isaac ficou fora da viagem a Salvador. O No Ataque apurou que o atacante é ausência na lista de relacionados por escolha de Lucas Gonçalves.
Desta forma, a tendência é de que o técnico interino mantenha a base do time titular dos últimos jogos, sem grandes alterações. Testes na equipe para tentar melhorar o rendimento dentro das quatro linhas, de toda forma, não estão descartados.
Na defesa, por exemplo, a improvisação do meio-campista Gabriel Menino pode ser ameaça à sequência de Natanael. Diante do bom momento, Vitor Hugo deve ser mantido na zaga, mas Junior Alonso e Ivan Román travam disputa pelo espaço no lado direito do setor.
Por fim, outra disputa em aberto está no setor ofensivo. Rony já não conta com o prestígio de outrora e tem lugar ameaçado principalmente por Reinier – Dudu e Igor Gomes também concorrem pelo espaço, mas com menos chances.
A negociação entre Atlético e Martín Anselmi estava encaminhada, porém a situação teve uma alteração nesta segunda-feira (1º/9). Em meio às conversas avançadas, o técnico argentino está ...
Jorge Sampaoli é o novo técnico do Atlético (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press) Oficialmente apresentado como novo técnico do Atlético, Jorge Sampaoli explicou, em apresentação na Arena MRV, neste ...
O atual trabalho do técnico Cuca no Atlético só não é pior do que o próprio desempenho do paranaense no comando da equipe em 2022. A seguir, o No Ataque traz o aproveitamento de cada treinador ...