Volante ganha oportunidade, e todos os reforços estreiam pelo Cruzeiro

Volante ganha oportunidade, e todos os reforços estreiam pelo Cruzeiro

3 minutos 06/10/2025

Ryan Guilherme atuou pela primeira vez com a camisa do Cruzeiro nesse domingo (5/10), no empate por 1 a 1 com o Sport, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O volante completou a lista, e todos os reforços da última janela de transferências estrearam pela Raposa.

O jovem de 22 anos ganhou oportunidade do técnico Leonardo Jardim aos 33 minutos do segundo tempo, quando substituiu Christian, que lida com fadiga no tendão de Aquiles. Em cerca de 20 minutos em campo, Ryan Guilherme contribuiu para com a marcação, que vinha apresentando problemas desde o início da partida – foram dois desarmes e duas interceptações, por exemplo.

Segundo dados da Sofascore, aplicativo que fornece estatísticas, o volante distribuiu 11 passes certos (de 14), sendo dois decisivos. Também aplicou um drible e ganhou três de cinco duelos no chão. Por outro lado, sofreu quatro desarmes e uma finta. Ryan Guilherme não teve tempo o suficiente para mostrar se o ritmo de jogo está adequado.

E os outros reforços do Cruzeiro?

Lateral-direito, Kauã Moraes estreou pelo Cruzeiro no empate por 1 a 1 com o Flamengo, em 1º de outubro, pela 26ª rodada do Brasileiro. Diante do Sport, o jovem atleta de 19 anos atuou como titular pela primeira vez.

O atacante Luis Sinisterra ganhou a primeira oportunidade na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, em 30 de agosto, pela 22ª rodada. São cinco duelos pela Raposa. Ele já enfrenta problemas físicos – primeiro, estirou a coxa direita; agora, queixou-se de dores nas posteriores das coxas e será reavaliado na reapresentação do elenco, quarta-feira (8/10).

O também atacante Keny Arroyo estreou na vitória por 2 a 1 sobre o Bahia, em 15 de setembro, pela 23ª rodada da Série A. Depois, foi acionado contra o Vasco. Diante do Sport, atuou pelos 90 minutos.

Quem é Ryan Guilherme?

Nascido no Rio de Janeiro, Ryan Guilherme iniciou a carreira profissional no Boavista, em 2021, mesmo ano em que se transferiu ao Fortaleza para atuar nas categorias de base. Em 2022, o volante teve outra breve passagem pelo Boavista até retornar ao Laion.

Nos dois anos seguintes, o atleta colecionou passagens de empréstimo por Boavista, Operário Ferroviário e Volta Redonda. No fim de 2024, Ryan Guilherme assinou contrato de empréstimo com o Leiria, de Portugal, para a primeira experiência internacional. Foram 29 jogos, um gol e três assistências até se reapresentar no Fortaleza, em junho deste ano.

No início de agosto, a equipe tricolor fechou um acordo com o Royal Antwerp, da Bélgica, para ceder Ryan Guilherme, novamente por empréstimo, até junho de 2026. Reviravolta no negócio, entretanto, fez o Fortaleza desistir da movimentação.

Em 29 de julho, o volante chegou a ser relacionado para a derrota por 2 a 1 para o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, o então técnico Renato Paiva optou por não utilizá-lo. Assim, Ryan Guilherme nunca atuou pela equipe principal do Fortaleza, com a qual tinha contrato até 2028.

Cruzeiro no Brasileiro

O próximo compromisso do Cruzeiro é, com o Atlético, em 15 de outubro (quarta-feira), às 21h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 28ª rodada da Série A.

A Raposa segue em terceiro lugar na tabela de classificação, agora com 52 pontos, 15 vitórias, sete empates e cinco derrotas. As chances de título diminuíram ainda mais. Segundo cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de o clube celeste levantar a taça do Brasileiro é de apenas 7.4%.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...