Xuxa confunde símbolo do Cruzeiro com boné de ‘patriota’ < No Ataque

Xuxa confunde símbolo do Cruzeiro com boné de ‘patriota’ < No Ataque

2 minutos 09/09/2025

Xuxa confundiu um boné do Cruzeiro usado por um fã com um símbolo de “patriota” na saída dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, onde havia gravado chamadas para o Criança Esperança. O vídeo viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (9/9) e chamou a atenção de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que criticaram a artista.

“Não me diga que isso é de patriota, pelo amor de Deus”, disse Xuxa. “Não, não, jamais”, respondeu o fã da artista, que também estava de camisa azul, aos risos.

A reação dos bolsonaristas foi imediata: “Os patriotas jamais iriam tirar foto com ela”, disse uma internauta. “Eu ficaria preocupada se realmente fosse um patriota”, afirmou outra.

A constelação do Cruzeiro do Sul, principal símbolo da República do Brasil, foi estabelecida como emblema do Cruzeiro após a Segunda Guerra Mundial.

Em 31 de agosto de 1942, o então presidente brasileiro Getúlio Vargas publicou decreto em que declarava guerra contra o Eixo (Itália, Alemanha e Japão).

Muitas medidas foram tomadas para reduzir a influência de italianos, alemães e japoneses no país.

Naquele momento, o governo via o esporte como um dos grandes símbolos pátrios. Em função disso, proibiu manifestação de caráter nacional estrangeiro em encontros esportivos, afetando diretamente os Palestras.

Os dirigentes do Palestra alteraram o nome do clube para Cruzeiro.

Outras mudanças ocorreram posteriormente, como as trocas das cores, do escudo e do uniforme. O branco, o vermelho e o verde, da Itália, foram alterados para o azul, outra referência italiana por causa da camisa da seleção de futebol, embora a justificativa oficial fosse a cor da bandeira brasileira ao fundo das cinco estrelas.



Fonte

Conteúdos que podem te interessar...