Carência suprida? Dupla sana exigência de Jardim no Cruzeiro

Carência suprida? Dupla sana exigência de Jardim no Cruzeiro

4 minutos 02/09/2025

Desde a abertura do mercado, em 10 de julho, o comandante português não esconde o desejo de contar com pelo menos mais um atacante de beirada. Em uma ocasião, chegou a mencionar ex-jogadores do Cruzeiro para exemplificar o que almejava.

“Não consegui descobrir nenhum Everton Ribeiro, Arrascaeta, que consiga, em pequenos espaços, driblar um, dois, fazer passe, assistência e dar gol”, disse.

Satisfeito com a estrutura da equipe, Leonardo Jardim esclareceu que enxerga qualidades em jogadores que o Cruzeiro já tinha à disposição, como são os casos de Wanderson, Gabi e Kaio Jorge, e que, agora, procura atributos diferentes. A principal queixa do treinador é a dificuldade que o setor ofensivo tem de quebrar linhas diante de equipes recuadas.

Quem é Luis Sinisterra?

Ainda pertencente ao Bournemouth, Luis Sinisterra, de 26 anos, assinou por empréstimo com a Raposa até junho de 2026 com a promessa de que voltará a ocupar espaço na lista de convocados da Seleção Colombiana. Ao fim do período, o clube estrelado terá a obrigação de comprar 50% dos direitos econômicos do atacante colombiano – a depender, pode adquirir todo o percentual.

Sinisterra é destro e tem como preferência atuar na ponta esquerda. Ainda sem o ritmo ideal, pelo fato de ter ficado mais de cinco meses sem atuar de forma oficial, o atleta não foi relacionado para os confrontos com o Internacional (vitória por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro) e com o Atlético (triunfo por 2 a 0, pela Copa do Brasil).

No último compromisso do Cruzeiro, a vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, nesse sábado (30/8), Sinisterra se juntou à delegação celeste e estreou diante da torcida, no Mineirão. Foram apenas 10 minutos em campo e poucas oportunidades – três ações com, segundo o Sofascore. Ainda assim, mostrou posicionamento e capacidade de drible.

Quem é Keny Arroyo?

Keny Arroyo chega em definitivo do Besiktas – conforme apurado pelo No Ataque, a proposta do Cruzeiro é de quatro anos e meio. O jovem equatoriano de 19 anos, que desembarcou em Belo Horizonte nessa segunda-feira (1º/9), atua no lado oposto. Canhoto, ocupa a faixa esquerda do gramado. Velocidade e drible também são fortes.

Revelado pelo Independiente del Valle, do Equador, em 2023, o atacante se transferiu ao Besiktas para a temporada 2024/25. Na Turquia, entretanto, não teve a sequência que imaginava. Desejado pelo Cruzeiro, Arroyo se animou quando soube da possibilidade de viver a primeira experiência no Brasil.

O atleta ainda não está regularizado pelo Cruzeiro – não aparece no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Fato que não preocupa, já que a Raposa só volta a atuar pelo Campeonato Brasileiro em 15 de setembro, quando visita o Bahia na Fonte Nova, em Salvador, a partir das 20h, pela 23ª rodada.

De qualquer forma, Arroyo não pode vestir a camisa estrelada no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Atlético. Segundo o Regulamento Específico da Competição (REC), qualquer atleta deve ter o nome regularizado até o último horário antes do início da participação do clube em cada fase da competição.

Os concorrentes no Cruzeiro

A disputa por espaço de Sinisterra é com Wanderson, quem ocupa a ponta esquerda do setor ofensivo celeste. Arroyo, por sua vez, terá de convencer Leonardo Jardim a retirar o volante Christian, quem preenche a ponta direita. Evidentemente, outros esquemas podem ser utilizados pelo treinador.

Agora, a comissão técnica tem à disposição para o ataque, além da dupla de reforços: Kaio Jorge, Wanderson, Gabi, Marquinhos e Bolasie e Kaique Kenji.

Outra peça que pode dar volume ao elenco é o atacante Tevis, emprestado ao Athletico-PR. A Raposa solicitou ao clube paranaense retorno imediato do jovem de 19 anos. A definição do caso ainda não ganhou desfecho.

Além disso, nessa segunda-feira (1º/9), o Santos confirmou o empréstimo do atacante Lautaro Díaz. Sem espaço na equipe celeste, o atacante argentino vestirá a camisa alvinegra até o fim de 2026 – o contrato com o Cruzeiro é até o fim de 2028.

“Temos soluções e diferentes daquelas que nós temos atualmente. Podem ajudar. Com certeza a base do Cruzeiro para esta temporada está aqui, não é? E os jogadores sabem que, pela performance que têm desenvolvido, não estão à espera que os outros resolvam os problemas. Estamos à espera que esses jogadores vão ser soluções que vão nos permitir talvez uma ou outra abordagem diferente”, pontuou Leonardo Jardim.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...