O retrospecto de Gabigol, do Cruzeiro, em decisões contra o Atlético na carreira

O retrospecto de Gabigol, do Cruzeiro, em decisões contra o Atlético na carreira

3 minutos 11/09/2025

Possível titular do Cruzeiro em clássico decisivo pelas quartas de final da Copa do Brasil, Gabriel Barbosa tem vasta experiência em grandes jogos na carreira. Contra o Atlético, adversário desta quinta-feira (11/9), às 19h30, no Mineirão, o camisa 9 viveu confrontos eliminatórios intensos e alcançou números positivos – com direito a levantamento de taça.

Em vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil – venceu o Atlético por 2 a 0, na ida, na Arena MRV, o Cruzeiro pode ter Gabriel Barbosa na vaga de Kaio Jorge no clássico desta quinta, em Belo Horizonte.

Em recuperação de lesão muscular, o artilheiro celeste é dúvida para a partida, e Gabigol surge como a opção natural do técnico Leonardo Jardim em mais uma decisão contra o rival.  

Decisões de Gabigol contra o Atlético

Gabigol enfrentou o Atlético em seis partidas eliminatórias durante a carreira. Foram cinco decisões do centroavante contra o Galo pelo Flamengo e uma com a camisa celeste – na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil de 2025. Ele soma quatro vitórias, um empate e uma derrota em mata-matas diante do time alvinegro. 

A primeira decisão de Gabigol contra o Atlético foi na Supercopa do Brasil de 2022. O atacante marcou o primeiro gol rubro-negro no empate por 2 a 2 no tempo normal da partida na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Com o resultado, a disputa da taça foi para os pênaltis. Gabi converteu o dele nas cobranças, mas o Atlético levou a melhor sobre o Flamengo, por 8 a 7, e conquistou o título inédito. 

‘Inferno’ na Copa do Brasil de 2022

Também em 2022, Atlético e Flamengo se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo da ida, no Mineirão, terminou com vitória mineira, por 2 a 1. Na saída de campo, Gabi prometeu que o Galo conheceria o ‘inferno’ na partida da volta, no Maracanã. 

No jogo da volta, o Flamengo superou o Atlético por 2 a 0 e avançou na Copa do Brasil – e terminou com a taça naquele ano. Gabi não balançou a rede nem anotou assistência nos confrontos, mas foi o protagonista da classificação pelas palavras provocativas ao adversário, que motivaram a torcida rubro-negra na ocasião. 

Na ‘última dança’ pelo Flamengo, Gabigol teve atuação determinante na conquista do título da Copa do Brasil de 2024 em cima do Atlético. Em baixa no elenco do Fla na oportunidade, o centroavante ganhou oportunidade de Filipe Luís de ser titular no jogo de ida da final do torneio, no Maracanã, e marcou duas vezes na vitória por 3 a 1 sobre o Galo. 

Na volta, na Arena MRV, sem o mesmo destaque, Gabriel Barbosa acabou substituído no intervalo, mas celebrou o último título da passagem vitoriosa pelo Flamengo, que levantou o primeiro troféu da história do estádio do Atlético, inaugurado em 2023.

Retrospecto geral de Gabigol contra o Atlético

Gabigol tem 22 jogos contra o Atlético. Foram oito gols marcados, além de oito vitórias, três empates e 11 derrotas.

Pelo Santos, clube que o revelou, Gabriel enfrentou o Galo sete vezes. O retrospecto é negativo: quatro derrotas, duas vitórias e um empate. Ele marcou cinco gols.

Pelo Flamengo, o atacante disputou 12 partidas contra o Atlético. Ele também leva a pior no histórico: cinco vitórias, um empate e seis derrotas. Foram três gols marcados.

Já com a camisa do Cruzeiro, Gabigol encarou o Galo em três partidas – uma vitória, um empate e uma derrota.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...